Tecnologia

WhatsApp, Instagram e Facebook enfrentam instabilidades nesta segunda-feira (4)

Serviços apresentam falha, ainda desconhecida, que prejudica acesso de usuários desde o início da tarde de hoje

WhatsApp
Aplicativo do WhatsApp (Divulgação)

GONÇALVES (MG) – O WhatsApp, o Facebook e o Instragram apresentam instabilidades que comprometeram o funcionamento das plataformas nesta segunda-feira (4).

Relatos dão conta de que não está sendo possível acessar as ferramentas em nenhum dos formatos de exibição —tanto na versão desktop como nos aplicativos.

Segundo o Down Detector, ferramenta que monitora problemas no status dos serviços online, as primeiras reclamações de usuários começaram a pipocar por volta das 12h desta segunda.

Uma hora depois, por volta das 13h, as queixas monitoradas pelo Down Detector contra o WhatsApp já alcançavam 44 mil reclamações; 13 mil contra o Instagram; e cerca de 7 mil em desfavor do Facebook.

O problema, ainda desconhecido, seria de escala global e parou na lista dos assuntos mais comentados do Twitter no momento. Também no

Procurado, o WhatsApp disse, por meio de sua assessoria de imprensa, que a equipe de tecnologia da empresa ainda busca saber o que causou a falha que derrubou as funcionalidades da ferramenta nesta segunda.

O Facebook publicou, via Twitter, que “está trabalhando para que as coisas voltem ao normal o mais rápido possível”.

A rede social sob o guarda-chuva de Mark Zuckerberg também disse, por meio de nota enviada ao InfoMoney, que está ciente de que “as pessoas estão tendo dificuldade para acessar nossos aplicativos e produtos”.

Problema nos servidores

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ao tentar abrir a página do Facebook, os internautas têm encontrado uma mensagem que informa que o “servidor não pode ser encontrado”, um indicador de que a falha está centralizada nos servidores das plataformas, que não conseguem “rodar” a solicitação dos usuários.

No caso do WhatsApp, as mensagens pararam de ser enviadas; no Facebook e no Instagram, os conteúdos deixaram de ser atualizados após o erro.

Analista da Clear apresenta plano detalhado para começar a construir uma renda diária utilizando a Bolsa de Valores. Inscreva-se grátis.