Publicidade
SÃO PAULO – Na hora de organizar sempre surge a dúvida: tenho que fazer um seguro? Qual é a diferença entre o seguro e a assistência de viagem? Apesar de parecidos, saiba que os produtos não são iguais. Por isso, o portal Prestum Seguros te ajuda a escolher o melhor para você.
O seguro de viagem é basicamente um serviço de reembolso para emergências em viagens, entre elas o uso de hospitais, realização de exames e compra de remédios. O usuário é quem arca com os gastos em um primeiro momento e, depois de apresentar toda a documentação exigida pela seguradora, é reembolsado – considerando-se, claro, as coberturas e limites de valores contemplados pelo produto contratado.
Já os planos de assistência de viagem, cada vez mais populares no Brasil, encarregam-se de organizar todo o atendimento ao beneficiário: desde o encaminhamento ao hospital ou clínica mais próximos até o pagamento dos valores cobrados. Ou seja, o consumidor não precisa desembolsar nenhuma quantia depois de ser atendido.
Não perca a oportunidade!
“Em geral, a diferença entre os dois produtos é que, no seguro viagem, o consumidor precisa arcar com as despesas com o seu próprio dinheiro em casos de imprevistos e somente depois é que será reembolsado pela seguradora”, comenta Gisele Rodrigues, técnica da área de seguros da Proteste – Associação Brasileira de Defesa do Consumidor. “No caso da assistência viagem, o consumidor aciona a central de atendimento da empresa contratada, que lhe indicará o profissional credenciado que o atenderá sem cobrar nenhuma quantia em situações emergenciais.”
Como escolher um plano de assistência
A especialista recomenda a quem costuma viajar com o orçamento apertado a contratação de planos de assistência. “Neste caso, se o consumidor está viajando com a quantia ‘exata’, ou com uma reserva pequena, vale mais a pena o produto em que ele não tenha que arcar com nenhum custo”, sugere Gisele.
Como o mercado de assistências de viagem é muito diversificado e há inúmeros planos à disposição, a técnica da Proteste avisa que os tipos de assistências mais importantes em qualquer tipo de viagem são aassistência médica em casos de acidente e em casos de doença. Fora isso, é interessante contar também com um seguro de morte acidental.
O consumidor pode pensar também em contratar assistências de repatriação sanitária, repatriação funerária, reembolso por bagagem extraviada e reembolso por atrasos ou cancelamentos de voos.
Antes de contratar um plano, é bom consultar a operadora de seu cartão de crédito para saber que tipo de assistências e seguros estão incluídos no produto. E se quiser coberturas e assistências adicionais, é só contratá-las diretamente com a própria bandeira do cartão ou com empresas do setor, por exemplo a Assist-Card Brasil e a Travel Ace Assistance.