[VISA] Qualidade de vida, saúde e lazer na melhor idade

Amigos e familiares devem tomar alguns cuidados simples, dentro de casa, para manter a qualidade de vida e a saúde do idoso

Patricia Alves

Publicidade

De acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), existem hoje no País cerca de 21 milhões de pessoas com mais de 60 anos. Para 2025, a expectativa é de que essa população esteja em 30 milhões, representando 13% do total.

Com as pessoas vivendo mais, existe uma mudança importante no perfil do idoso no Brasil. Hoje eles são mais ativos, mais participativos e vivem muito melhor do que há alguns anos.

No entanto, para manter a qualidade de vida e a saúde na melhor idade, alguns cuidados devem ser tomados e, muitas vezes, estes cuidados dependem, também, das pessoas que convivem com o idoso.

Continua depois da publicidade

Dentro de casa

Segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), cerca de 5% a 10% da população com idade acima de 60 sofre algum tipo de acidente doméstico grave.

Para evitar riscos, existem, de acordo com o HCor (Hospital do Coração), alguns cuidados simples, mas que facilitam a vida do idoso, como pisos antiderrapantes, corrimões, rampas de acesso etc.

Continua depois da publicidade

Refeição saudável

Além dos cuidados com acidentes, a atenção à alimentação também é essencial nesta fase da vida. Quem convive com pessoas idosas deve ficar atento a essas necessidades na hora das compras em supermercados e feiras.

Segundo o HCor, um cardápio composto de fibras, vitaminas e minerais ajuda a manter a força e o equilíbrio do idoso. De acordo com o hospital, o consumo de alimentos saudáveis contribui para o ritmo favorável de envelhecimento.

Continua depois da publicidade

Aliando saúde e diversão

Atualmente, existe uma grande conscientização sobre a importância da atividade física na terceira idade. A falta de condicionamento físico compromete a realização de tarefas simples, como se vestir, brincar e cuidar dos netos. Assim, a prática de exercícios é, além de saudável, importante para o convívio social e familiar do idoso.

 Quem mora com pessoas da terceira idade deve incentivar a prática de exercícios e escolher atividades adequadas para esse público. Aulas de dança, hidroginástica e caminhadas são ótimas formas de fazer exercício, conhecer pessoas e se divertir… Tudo ao mesmo tempo!