Publicidade
SÃO PAULO – Os reflexos do atentado terrorista aos Estados Unidos em 11 de setembro de 2001 ainda continuam bastante presentes no mercado de turismo, de modo que os turistas brasileiros com planos de viajar para aquele país podem enfrentar maiores dificuldades a partir deste mês de julho.
Acontece que entre as medidas de segurança adotadas pelos EUA após o atentado, ficou estabelecido que as agências de viagem ou despachantes não poderão mais encaminhar pedidos de concessão de visto para passageiros.
Viagem mais cara
A partir desta terça-feira, dia 15, as regras de funcionamento dos consulados norte-americanos mudam, de forma que será preciso comparecer pessoalmente ao consulado e passar por entrevista para que qualquer brasileiro consiga seu visto. Nem mesmo os cônjuges ou pais de jovens acima de 16 anos estão autorizados a representar seus respectivos na entrevista.
Não perca a oportunidade!
As exceções ficam por conta das pessoas com mais de 60 anos, autoridades governamentais, funcionários de organizações internacionais em viagem oficial e renovações de vistos expirados há menos de um ano, neste caso, desde que o tipo de visto seja o mesmo. Além disso, os pais estão autorizados a representar seus filhos menores de 16 anos.
Quem estiver disposto a visitar os EUA terá que enfrentar outra etapa, desta vez, um passo que deverá pesar bastante no bolso de muitas pessoas. As representações norte-americanas só estão presentes em São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Brasília, o que significa que quem não mora em uma destas cidades terá que viajar até a mais próxima para concluir a entrevista pessoalmente.
O site do Consulado Geral dos Estados Unidos na cidade de São Paulo é www.consuladoamericanosp.org.br. No Rio de Janeiro, maiores informações podem ser obtidas no endereço www.consulado-americano-rio.org.br.