Viagem ao exterior: como enviar dinheiro para fora do País?

Existem quatro formas de enviar dinheiro legalmente para fora do País. Escolha aquela que, literalmente, caiba no seu bolso!

Publicidade

SÃO PAULO – Em meados de outubro, muitos jovens começam a se preparar para passar uma temporada no exterior, seja estudando, seja trabalhando. No entanto, um assunto que preocupa principalmente a família do adolescente é: e se ele precisar de dinheiro, como irá recebê-lo no exterior?

Bastante comum, a questão pode ser resolvida tomando alguns cuidados antes da viagem. De acordo com a Pro Teste (Associação Brasileira de Defesa do Consumidor), existem quatro formas de enviar dinheiro legalmente para fora do País; no entanto, umas são mais “caras” do que outras. Escolha aquela que, literalmente, caiba no seu bolso!

Cartão de crédito

Essa é a maneira mais corriqueira de conseguir dinheiro fora do País, no entanto, a mais cara também. O saque com cartão de crédito internacional é considerado um empréstimo e tem, portanto, um custo bem alto.

Não perca a oportunidade!

Além dos impostos cobrados nestas operações e das taxas pelo serviço, os juros são bem parecidos com os cobrados no crédito rotativo. Segundo levantamento da Pro Teste, divulgado no início do ano, os juros mensais da modalidade beiravam os 14% em algumas instituições.

Cartão de débito

Outra opção é sacar de sua própria conta-corrente do Brasil, por meio de um cartão de débito internacional filiado às bandeiras Cirrus e Plus.

A modalidade facilita, pois quem fica no Brasil deposita a quantia necessária, em reais, na conta-corrente da pessoa que está fora, e esta saca nos caixas eletrônicos do próprio banco – caso este possua agência no exterior – ou de correspondentes.

Continua depois da publicidade

O importante é, antes de embarcar, verificar se o seu banco e seu cartão permitem esse tipo de transação e, além disso, checar seu limite para saques no exterior.

Vale lembrar, também, que a operação é tarifada, e os valores variam de banco para banco e, em algumas situações, de acordo com o valor do saque.

Swift

Quem estiver a mais tempo fora do País e já possuir uma conta-corrente no exterior, pode receber o dinheiro por meio de transferência entre contas, chamada Swift.

A operação só é realizada em instituições autorizadas pelo Banco Central e não são todas as agências que fazem. Portanto, quem for enviar o dinheiro, deve checar se é possível fazer a transferência e onde realizá-la. A operação também é tarifada, tanto para quem envia quanto para quem recebe o dinheiro, e o valor varia de acordo com a instituição.

Western Union

Quem não tem conta em banco no exterior, pode receber dinheiro por meio dos serviços da Western Union, empresa que intermedeia as remessas. Para enviar o dinheiro, é necessário buscar um agente da empresa. No Brasil, além do Banco do Brasil, as casas de câmbio Action, Fitta, Fair e Souza Barros também realizam a operação.

Passo a passo…

Continua depois da publicidade

…para enviar o dinheiro:

…para receber o dinheiro:

Dica

Após conhecer quatro formas de mandar, e receber, dinheiro do exterior, pesquise e escolha aquele que se adeqüe ao seu perfil e necessidade. Antes da viagem, tire todas as dúvidas sobre taxas, limites, locais de saque e recebimento do dinheiro, prazos etc. É melhor ter todas as informações antecipadamente do que não saber como proceder numa emergência. Boa sorte!