Publicidade
SÃO PAULO – Para evitar inconsistências e problemas na hora de enviar a declaração de imposto de renda, é comum que o contribuinte, antes de enviar a declaração, cheque se existe alguma pendência.
No programa de preenchimento, existe a opção “Verificar Pendências”, encontrada tanto em Declaração, no canto superior esquerdo da página, como na barra de ferramentas. Ao clicar na opção, o contribuinte recebe, se for o caso, informações de avisos e erros no preenchimento.
Uma dúvida que surge neste caso é: qual a diferença entre erro e aviso?
Quanto você pode economizar no IR?
Definições
De acordo com a Receita Federal, erros são inconsistências graves, que impedem a gravação da declaração para entrega à Secretaria da Receita Federal do Brasil. Existindo esse tipo de problema, o programa emitirá uma mensagem, na gravação da declaração, informando que não será possível gravá-la, e solicitará a correção.
- Exemplos de erro são: data de nascimento inválida, endereço errado, CPF incorreto etc.
Avisos são inconsistências menos significativas. Ao contrário do que ocorre em relação a erros, a existência de avisos permite a gravação da declaração e não impede a entrega do documento.
- Exemplo de aviso: número do título eleitoral em branco.
Como corrigir
Na verificação de pendências, é possível ir direto para o campo em que há erro ou aviso. Para isso, basta o contribuinte clicar na descrição do erro ou aviso que o programa mostrará o campo a ser corrigido.