Veja dicas para construir um bom relacionamento com seu médico

Segundo especialistas, a boa relação médico-paciente é uma das grandes responsável por evitar problemas posteriores

Edilaine Felix

Publicidade

SÃO PAULO – Manter um bom relacionamento com seu médico pode evitar uma série de problemas. À luz da lei, a profissão do médico, como tantas outras, se resume a uma prestação de serviços, com acordos firmados.

Segundo especialistas, o paciente que mantém uma boa conversa com seu médico pode esclarecer muitas questões e evitar problemas futuros. Pensando nisso, o Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) dá algumas dicas para para o paciente:

Orientações
Em caso de erros médicos, o consumidor deve procurar o Conselho Regional de Medicina para denunciar o médico, que pode ser punido pelo órgão, e também a Justiça, para pedir uma indenização por danos morais ou materiais, assim como a condenação do médico. O dano moral é configurado quando o ato médico causar dor ou sofrimento à vítima, enquanto o dano material se dá quando há perda patrimonial.

Exclusivo para novos clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

A denúncia deve ser feita ao Conselho por escrito, contendo informações como: identificação, endereço e telefone do denunciante; narrativa dos fatos; nome da instituição em que a vítima foi atendida; nome dos profissionais envolvidos no atendimento e também nome das testemunhas dos fatos, se houver.

Justiça
O consumidor pode processar na Justiça Comum ou perante o Juizado Especial Cível (JEC)- este ultimo para ações de até 40 salários mínimos. Já na Justiça Comum, são apurados casos mais complexos que exigem perícia e outras provas. Neste caso, o consumidor precisará de um advogado.