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Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que tiveram descontos associativos indevidos em seus contracheques começarão a ser notificados e poderão solicitar o reembolso dos valores na próxima semana, por meio do aplicativo Meu INSS.
As notificações aos aposentados e pensionistas que tiveram valores descontados em seu contracheque começarão a ser enviadas a partir da terça-feira (13). Caso você receba essa notificação, a partir da quarta-feira (14), bastará requerer o ressarcimento diretamente pelo Meu INSS ou pelo telefone 135.
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Não será necessário enviar documentos nem preencher dados adicionais. Bastará registrar que não reconhece o desconto apontado.
A partir desse registro, segundo o INSS, o sistema vai gerar automaticamente uma cobrança para a entidade mencionada, que terá quinze dias úteis para comprovar a regularidade ou tomar providências para o ressarcimento ao INSS. Este, por sua vez, vai repassar o valor diretamente à conta bancária do beneficiário.
Serão ressarcidos os valores de descontos realizados a partir de março de 2020.
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Os cerca de 27 milhões de aposentados e pensionistas que não possuem e nunca possuíram qualquer desconto em folha de origem associativa foram informados sobre a ausência dos descontos por meio do aplicativo Meu INSS, na última quinta-feira (8).
Como entrar no Meu INSS
O aplicativo Meu INSS está disponível para Android e iOS. O login é realizado com os mesmos dados da conta gov.br. “Se você ainda não tem uma conta gov.br, o InfoMoney explica como criar uma aqui.
Ao fazer o login no Meu INSS, o segurado tem acesso ao seu histórico de informações, incluindo o “Extrato de Benefício”, que mostra os descontos de mensalidades associativas.
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Contudo, como as notificações e o processo de solicitação de reembolso ainda não começaram, o serviço ainda não está disponível.
Segundo o INSS, um passo a passo será disponibilizado após o envio das notificações aos segurados lesados.
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