Publicidade
SÃO PAULO – Que a violência no país está chegando a um nível insustentável isto é consenso entre a população, em especial, entre os que vivem nos grandes centros como Rio de Janeiro e São Paulo. Embora não exista nenhuma fórmula cem por cento eficaz contra assaltos, é possível se prevenir e pelo menos evitar maiores dores de cabeça, depois, é claro, do susto de ser assaltado.
Mais atenção com a carteira
Entre as maiores perdas em um assalto o roubo da carteira é sempre um grande prejuízo. Por este motivo, adquira alguns hábitos como carregar apenas a cópia do seu RG no bolso. Deixe o CPF e o título de eleitor em casa, só os utilize em casos necessários.
Qualquer despachante faz cópias autenticadas do documento do veículo, de forma que você não precisa andar com o original na sua carteira. Vale lembrar, no entanto, que a carteira de habilitação, infelizmente, deve ser sempre a original visto que não é permitido nem mesmo utilizar cópia autenticada.
Planejamento financeiro
Baixe gratuitamente!
A maioria dos policiais não aconselha que uma pessoa carregue na carteira cartões de banco, como cartões de débitos ou de crédito. No primeiro caso o ladrão certamente forçará a vítima a sacar tudo o que tem na conta e na segunda hipótese ele poderá gastar todo o crédito do cartão antes mesmo que você possa ser bloqueado.
Os talões de cheques, embora possam ser sustados de forma rápida são os preferidos de estelionatários. Nesse caso, procure carregar apenas algumas folhas de cheque na carteira apenas por medidas de segurança.
No carro, tudo no porta-malas
Os caixas 24 horas também são alvos preferidos de assaltantes, de forma que se o mesmo não estiver localizado dentro de um shopping ou local bastante movimentado com segurança por perto, é melhor apelar para outros meios e deixar para sacar o dinheiro em um outro dia. O mesmo cuidado você deve ter ao carregar sua bolsa ou carteira, evite carrega-los nos bolsos traseiros de calças (homens) ou em bolsas tipo mochilas (mulheres).
Continua depois da publicidade
Por último, no carro, quando as chances de acontecer um assalto em um farol são muito grandes, o ideal é que as bolsas, casacos, pastas, presentes, sacolas e notebooks, tudo fique guardado no porta-malas. Seguindo estas dicas de segurança as suas dores de cabeça certamente serão poupadas em boa parte.