Publicidade
SÃO PAULO – De acordo com o Banco Central, o uso dos cartões de pagamento cresce 29% a cada ano. Entre 1999 e 2005, o volume financeiro deste tipo de transação passou de R$ 40 bilhões para R$ 167 bilhões.
E para facilitar o uso e baratear os custos de operação, o Banco Central, a Secretaria de Direito Econômico do Ministério da Justiça e a Secretaria de Acompanhamento Econômico do Ministério da Fazenda assinaram um convênio.
Ganhos para consumidores e lojistas
Por conta do acordo entre as entidades, que realizarão um diagnóstico da indústria de cartões, o custo do uso dos plásticos será diminuído em breve, para lojistas e consumidores. E os três órgãos verificarão a existência de possíveis falhas de mercado.
InfoMorning
Informações, análises e recomendações que valem dinheiro
Segundo o chefe do Departamento de Operações Bancárias e Sistema de Pagamentos do Banco Central, José Antônio Marciano, embora o sistema utilizado no Brasil esteja entre os melhores do mundo, há potencial para melhorá-lo.
Uma possível sugestão é o compartilhamento das máquinas e redes telefônicas pelas bandeiras que operam no País. “Incomoda o fato de haver tantas maquininhas em cima do balcão, uma para cada cartão. Isso tudo é custo que está sendo imposto para o lojista para que ele possa receber o pagamento”, comentou Marciano.
Com informações da Agência Brasil.