Uso do Internet Banking cresce mais que acesso à internet

O número de contas com Internet Banking no Brasil aumentou 20% desde 2008, já o acesso à internet registrou alta de 13,9%

Luiza Belloni Veronesi

Publicidade

SÃO PAULO – O uso do Internet Banking cresceu mais do que o número de usuários de internet, informou uma pesquisa da Febraban (Federação Brasileira dos Bancos), em parceria com a Booz & Company. O número de contas com Internet Banking no Brasil aumentou 20,8% desde 2008, já o acesso à internet teve alta de 13,9% no período.

Segundo o levantamento, o volume de transações em Internet Banking aumentou 23,7% ao ano, mas 80% são sem movimentação financeira, o que indica uma facilidade para a utilização do canal para consultas.

A pesquisa ainda aponta que o usuário de Internet Banking realiza, em média, 3,2 vezes o volume de transações que os clientes em geral – número que tem crescido 4,1% desde 2008.

Continua depois da publicidade

Mobile banking
Com a disseminação de smartphones no Brasil, o número de usuários de Mobile Banking cresceu 2,7 vezes em 2012, na comparação com o ano anterior. Desde 2008, o volume de transações nesse canal também registrou um grande aumento, de 223,4% ao ano.

Porém, ainda segundo a Federação, apenas 2,6% das transações realizadas pelos celulares foram com movimentação financeira. No total das transações, a participação do Mobile Banking passou de 0,04% em 2008 para 2,30% em 2012.

Outros canais perdem representatividade
O Contac Center continua a perder representatividade das transações para os canais digitais, representando apenas 0,11% do total.

Continua depois da publicidade

O atendimento em agências bancárias também tem perdido participação no total de transações. De 2008 a 2012, o canal apresentou queda de 8% nas transações com movimentação financeira e 1% em transações sem movimentação. Para a Federação, isso ocorre por conta da disponibilidade dos demais canais.