Unibanco

Conteúdo do Portal InfoMoney - Editoria Minhas Finanças

O Unibanco é o terceiro maior banco privado brasileiro, com mais de 80 anos de história e atuação no mercado. A instituição financeira começou suas atividades bancárias em 1924, quando foi constituída a Casa Bancária Moreira Salles.

O banco possui um mix de negócios equilibrado, com quatro principais segmentos de atuação: Varejo, Atacado, Seguros e Previdência Privada e Gestão de Patrimônios. Em cada um desses negócios, possui uma sólida posição no mercado.

Referência em negócios de atacado, o Unibanco firmou-se também, nos últimos anos, na liderança do financiamento ao consumo no Brasil, com empresas como a Fininvest, a Hipercard e o Banco Dibens. Este segmento oferece alta rentabilidade e forte expectativa de crescimento.

PUBLICIDADE

No ramo de Seguros e Previdência, o Unibanco formou, em 1997, uma parceria com a AIG, uma das maiores empresa do mundo neste setor. O segmento de Gestão de Patrimônios oferece produtos de investimentos via Unibanco Asset Management (UAM) para grandes investidores.

Estrutura acionária

AcionistasParticipação (em %)
Unibanco Holdings S.A.57,96
Ações em Tesouraria0,30
Outros Acionistas41,74
Total100,00

*Posição acionária em 29/06/2006

Ativos

O ativo mais líquido do Unibanco são suas units, que representam de uma ação preferencial do Unibanco e uma ação preferencial da Unibanco Holdings. Elas são negociadas na Bovespa e também na NYSE, sob a forma de GDSs.

Em maio de 2005, as units do Unibanco passaram a fazer parte do Ibovespa (Índice Bovespa), o mais importante indicador do desempenho médio das cotações do mercado de ações brasileiro, sob o código UBBR11.