Você sabia?

Uber cobra taxa pelo tempo de espera em todo Brasil; saiba como funciona

Tarifa já existia, mas agora recurso estará mais transparente para o usuário

arrow_forwardMais sobre
Taxa de espera da Uber começa a valer no Brasil todo
Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – A Uber anunciou que cobra do passageiro uma taxa pelo tempo de espera até começar a viagem. 

Segundo a empresa, o recurso já funcionava na plataforma para algumas cidades, e vinha discriminado nas faturas dos clientes que faziam o motorista esperar mais do que o tempo limite – mas poucas pessoas estavam cientes. Agora a medida vale para todo o Brasil.

Como funciona

Na prática, o usuário que fizer o motorista esperar por mais que 2 minutos (ou até 5, dependendo da cidade) no ponto de embarque será cobrado pelo tempo de espera por minuto. 

Aprenda a investir na bolsa

O custo do tempo de espera funciona exatamente igual à taxa por minuto nas viagens – não é fixo, mudando de acordo com a região.

Se a viagem for cancelada e uma taxa for cobrada, a tarifa de espera não será recolhida do cliente, de acordo com informações da empresa. 

“Com essas mudanças, esperamos encorajar a pontualidade em nossa comunidade e que os usuários possam retribuir o esforço dos motoristas de chegar ao ponto de embarque a tempo”, diz a Uber. 

Agora, em todas as cidades em que a empresa atua no Brasil, essa nova taxa estará funcionando.   

A empresa orienta os passageiros a ficarem atentos às notificações que recebem no celular sobre o status da sua viagem para economizar tempo e evitar cobranças.

Além disso, se o usuário quiser cancelar a viagem por qualquer motivo, tem no máximo dois minutos após pedir o seu Uber para não pagar pela taxa de cancelamento.

PUBLICIDADE

O InfoMoney entrou em contato com a assessoria da empresa para confirmar se os usuários realmente vão receber uma mensagem antes da chegada do motorista, avisando que será cobrado um valor extra depois de “x” minutos, a depender do local.  Até a publicação desta matéria, a Uber não confirmou a informação. 

Invista seu dinheiro para realizar seus maiores sonhos. Abra uma conta na XP – é de graça.