Chernobyl: minissérie da HBO faz saltar turismo na cidade

Agência de turismo responsável pela visita à cidade de Pripyat e a usina de Chernobyl relata aumento de 40% no índice de reserva para passeio ao local do pior desastre nuclear da história

Allan Gavioli

Publicidade

SÃO PAULO – Na madrugada de 26 de abril de 1986, durante um teste de segurança, uma sucessão de falhas, que englobam erros técnicos e humanos, geraram uma reação descontrolada e, consequentemente, uma explosão no reator 4 da usina de Chernobyl, situada na cidade de Pripyat, que hoje faz parte do território ucraniano.

O acidente levantou preocupações sobre a cultura de segurança na energia nuclear do país e o encobrimento do desastre por parte do governo soviético foi um catalisador para a glasnost, uma serie medidas políticas que pavimentaram o caminho para as reformas que levaram ao colapso da URSS. A tragédia configura-se como o pior desastre nuclear da história.

Hoje, mais de 30 anos após o incidente, o assunto volta à tona. A nova minissérie da HBO, que carrega o nome da usina, Chernobyl, retrata os primeiros momentos pós-desastre e mistura fatos reais e dados oficias com narrativas ficcionais para contar a história da catástrofe em cinco episódios.

Masterclass Gratuita

Rota Liberdade Financeira

Aprenda a investir e construa um patrimônio do zero com o treinamento exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Graças à popularidade da série, as visitas guiadas à “cidade fantasma” crescram 40%. Em entrevista à Reuters, o diretor da Chernobyl Tour, Yaroslav Yemelianenko afirmou “As reservas de pacotes para junho, julho e agosto crescendo como nunca. Minha agência tem feito muito sucesso, já que inclui visitas a alguns dos lugares retratados na minissérie, como o bunker militar.”

Com valores em torno de US$100, os pacotes acompanham também guias especializados e um estrito manual de comportamento para evitar contaminações.

Durante a tour, as principais “atrações” são, justamente, os arredores da usina nuclear e um grande parque de diversões a poucos quilômetros dela. Ele seria inaugurado alguns dias depois da explosão, portanto, nunca sequer foi usado.

Continua depois da publicidade

“Muitas pessoas vêm aqui, fazem muitas perguntas sobre o programa de TV, sobre todos os eventos. As pessoas estão ficando cada vez mais curiosas”, disse a guia Viktoria Brozhko, que insiste que a área é segura para os visitantes. “Durante toda a visita à zona de exclusão de Chernobyl, você tem cerca de dois microsieverts, o que equivale à quantidade de radiação que você recebe por ficar em casa durante 24 horas”

A minissérie retrata o escândalo da alta cúpula soviética ao tentar encobrir o caso e em como a explosão aconteceu, além de mostrar os efeitos da radiação no corpo humano e no ambiente. Todo o desastre é, também, um plano de fundo para uma série de histórias chocantes e notáveis dos civis que perderam suas vidas tentando reduzir os danos do desastre.

Invista seu dinheiro com segurança. Abra uma conta gratuita na XP.

Allan Gavioli

Estagiário de finanças do InfoMoney, totalmente apaixonado por tecnologia, inovação e comunicação.