Em minhas-financas / turismo

Incêndio atinge Catedral de Notre-Dame em Paris

Suspeita é de que o fogo começou por conta de uma restauração da igreja, construída em 1163

Incêndio na Catedral de Notre-Dame
(Reprodução/Twitter)

SÃO PAULO - A Catedral de Notre-Dame, ponto turístico mais visitado de Paris, na França, foi atingida por um incêndio nesta segunda-feira (15). Os bombeiros locais disseram "não ter certeza" que o fogo pode ser controlado e cerca de mil moradores da região serão evacuados. 

As chamas tiveram origem por volta das 18h50 no horário local (13h50 de Brasília) nos andaimes instalados na parte superior do prédio para uma restauração, de acordo com o Le Monde. A torre central da construção desabou. 

A igreja passa por uma renovação avaliada em 6 milhões de euros. Na sexta-feira da semana passada (12), 16 estátuas em volta dos telhados da catedral foram retiradas para restauração.  

Os primeiros relatos apareceram nas redes sociais e foram posteriormente confirmados pelos bombeiros a agências internacionais. 

A polícia isolou a área e retirou turistas que visitavam o local. De acordo com o Telegraph, ninguém ficou ferido.

Perto das 15h30 (horário de Brasília), o prefeito adjunto de Paris Emmanuel Gregoire disse que a catedral sofreu "danos colossais". Um porta-voz disse que a parte interna de madeira está em chamas e provavelmente será destruída. às 15h41, imagens do local sugeriam que o fogo havia sido controlado.

Em sua conta no Twitter, a prefeita de Paris, Anne Hidalgo, descreveu a situação como um "incêndio terrível" e pediu que a população respeitasse o perímetro isolado para a contenção do fogo. 

O presidente francês, Emmanuel Macron, escreveu uma "mensagem para todos os católicos e todos os franceses" em seu Twitter. "Como todos os nossos compatriotas, estou triste esta noite por ver que esta parte de nós arde", disse. Ele cancelou um discurso que faria a respeito dos coletes amarelos para ir ao local. 

O presidente da Espanha, Pedro Sánchez mencionou sua "preocupação" com a situação. "Uma notícia triste para a nossa história e nosso patrimônio cultural universal.

Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, também se pronunciou: "é preciso agir rapidamente!", disse, ao sugerir que sejam usados aviões para conter o fogo. Os bombeiros de Paris disseram posteriormente que jogar água de cima para baixo em uma construção como essa "pode causar o colapso da estrutura inteira". 

Notre-Dame é uma das catedrais góticas mais antigas do mundo: sua construção foi entre 1163 e 1245. No ano passado, a Igreja Católica Francesa fez um apelo urgente pela criação de um fundo que salvasse a catedral, que já ameaçava ruir. 

Cerca de 30 mil pessoas visitam o monumento diariamente, tanto pela construção em si como pelo tesouro exposto na parte de dentro, com estátuas, santuários e objetos que pertenceram a personalidades como o rei francês Louis IX e o Papa João Paulo II, por exemplo. 

Ao longo dos anos, os 10 sinos da catedral soaram em momentos históricos como o fim de duas guerras mundiais e coroações de monarcas. O maior deles, Emmanuel, pesa 13 toneladas. Antes da construção da Torre Eiffel, em 1889, era a construção mais alta da cidade. 

Uma fotografia nas redes sociais mostrou bombeiros tentando salvar obras de arte do acervo da igreja: 

Com agências internacionais

 

Contato