Aéreas limitam tamanho da bagagem de mão a partir desta semana

Fiscalização das malas de bordo será mais dura, a princípio, em Brasília, Curitiba, Natal e Campinas  

Paula Zogbi

Bagagem na esteira

Publicidade

SÃO PAULO – As companhias aéreas brasileiras iniciarão nesta quarta-feira (10) uma política de fiscalização mais rígida das bagagens de mão em voos domésticos, informou a ABEAR (Associação Brasileira das Empresas Aéreas).

O padrão definido para a mala de mão será o mesmo para todas as companhias aéreas. As bagagens podem ter 35 cm de largura, 25 cm de profundidade e 55 cm de altura (incluindo rodinhas e alça). São os padrões internacionais da Iata (Associação Internacional de Transporte Aéreo).

Para a bolsa adicional, chamada de item pessoal, levado abaixo do assento da frente, o limite de tamanho é de 45 cm de largura, 20 cm de profundidade e 35 cm de altura.

Masterclass Gratuita

Rota Liberdade Financeira

Aprenda a investir e construa um patrimônio do zero com o treinamento exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Serão duas fases: em abril aeroportos passam a receber uma fiscalização mais rígida paulatinamente, com teor educativo. A partir de maio, as malas fora do padrão precisarão ser despachadas nos check-ins das companhias aéreas, estando sujeitos a cobranças de acordo com o tipo de franquia contratado para a viagem.

Serão três fases de implementação. De acordo com a associação, a campanha de orientação aos passageiros sobre as normas de utilização de malas a bordo terá início nos aeroportos Juscelino Kubitschek (Brasília/DF); Afonso Pena (Curitiba/PR), Viracopos (Campinas/SP) e Aluízio Alves (Natal/RN).

Esses primeiros aeroportos implementam as novas regras de triagem “para valer” no dia 25 de abril.

Continua depois da publicidade

Na semana seguinte, em 17 de abril, a fiscalização mais rígida atinge o Aeroporto de Confins (Belo Horizonte/MG), Aeroporto Pinto Martins (Fortaleza/CE), Aeroporto Guararapes – Gilberto Freyre (Recife/PE), Aeroporto Luís Eduardo Magalhães (Salvador/BA), Aeroporto Val-de-Cans – Júlio Cezar Ribeiro (Belém/PA). O despacho forçado das malas fora do padrão começam em 2 de maio para esse grupo.

Já no dia 24 de abril, inicia a campanha educativa no Aeroporto Santa Genoveva (Goiânia/GO), Aeroporto Salgado Filho (Porto Alegre/RS), Aeroporto de Congonhas (São Paulo/SP), Aeroporto Internacional de São Paulo (Guarulhos/SP); Aeroporto RIOGaleão – Tom Jobim (Rio de Janeiro/RJ) e Aeroporto Santos Dumont (Rio de Janeiro/RJ). A triagem começa no dia 13 de maio para estes terminais.

Invista melhor, viaje mais. Abra uma conta gratuita na XP. 

Paula Zogbi

Analista de conteúdo da Rico Investimentos, ex-editora de finanças do InfoMoney