Aérea low-cost cancela todos os voos e encerra operações na Islândia

Queda nas visitas turísticas à Islândia e o aumento dos custos de combustível foram citados pela empresa como obstáculos à rentabilidade 

Giovanna Sutto

Publicidade

SÃO PAULO – A companhia aérea de baixo custo da Islândia Wow Air cancelou todos os voos e pediu aos passageiros que fizessem reservas com outras empresas.

“A Wow Air encerrou a operação. Todos os vôos da Wow Air foram cancelados”, afirma a empresa em uma mensagem divulgada em seu site.  

Uma queda nas visitas turísticas à Islândia e o aumento dos custos de combustível foram citados pela empresa como obstáculos à rentabilidade. Fora isso, a empresa não deu mais detalhes sobre o fim de suas operações. 

Masterclass Gratuita

Rota Liberdade Financeira

Aprenda a investir e construa um patrimônio do zero com o treinamento exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

A empresa acrescentou que aqueles que fizeram reservas por cartão de crédito ou através de um agente de viagens devem tentar obter o seu dinheiro de volta através da emissora do cartão e da empresa utilizada, respectivamente.  

Em novembro, foi anunciado que o Icelandair Group, holding da companhia aérea rival Icelandair, adquiriria todo o capital social da Wow Air, mas a proposta não foi para frente. As negociações entre as duas companhias aéreas terminaram no último domingo (24).

Histórico 

Fundada pelo executivo-chefe Skuli Mogensen, a Wow Air fez o primeiro voo pela primeira vez em 2012.

Continua depois da publicidade

A aérea empregou mais de mil pessoas em 2018 e, no mesmo ano, transportou cerca de 3,5 milhões de passageiros  com uma frota de 11 aeronaves. 

O modelo da empresa era atrair passageiros com preços consideravelmente baixos antes de aplicar taxas extras à seleção de assentos, bagagem, espaço para as pernas e bebidas caras. Uma passagem da Wow entre EUA e Europa poderia chegar a custar menos de US$ 200, cerca de R$ 790. 

Invista seu dinheiro com segurança. Abra uma conta na XP – é de graça. 

Continua depois da publicidade

A companhia aérea também estava sofrendo críticas negativas dos clientes pelos atrasos recorrentes. 

A transportadora operou serviços entre a Islândia, Europa e América do Norte. Voou por rotas de curta e longa distância, voando para lugares como Washington, Nova York, Boston, Copenhague, Varsóvia e Alicante, na Espanha.

Giovanna Sutto

Repórter de Finanças do InfoMoney. Escreve matérias finanças pessoais, meios de pagamentos, carreira e economia. Formada pela Cásper Líbero com pós-graduação pelo Ibmec.