Isenção de visto aumenta em 36% buscas pelo Brasil nos EUA, Canadá, Japão e Austrália

A estimativa é que a isenção aumente ainda mais a presença destes turistas no Brasil; em 2017, esses países injetaram R$ 450 milhões no Brasil com o visto eletrônico  

Giovanna Sutto

Publicidade

SÃO PAULO – O presidente Jair Bolsonaro autorizou turistas dos Estados Unidos, Canadá, Japão e Austrália a entrarem no Brasil sem visto com decreto no último dia 18. De lá para cá, houve aumento de 36% em buscas de viajantes desses países por passagens para o Brasil, de acordo com um estudo do site de viagens Kayak. 

Segundo o levantamento, desde a divulgação da medida, a maior alta foi registrada na Austrália (36%), seguida de Estados Unidos (31%), Canadá (19%) e Japão (4%).

A pesquisa, baseada em dados de 21 de março, considerou voos partindo de todos os aeroportos destes quatro países com destino aos terminais do Brasil.

Masterclass Gratuita

Rota Liberdade Financeira

Aprenda a investir e construa um patrimônio do zero com o treinamento exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Os números são fruto da comparação entre a média diária de buscas de 1º a 15 de março e o período de 18 a 20 do mesmo mês, para viagens de 1º de abril a 31 de dezembro de 2019.

O governo alegou que a medida fazia sentido porque esses países são considerados estratégicos pela nova equipe do Planalto. Lembrando que não á contrapartida, ou seja, os brasileiros não estão isentos de vistos para esses destinos. 

Segundo dados do Ministério do Turismo, os quatro países beneficiados pela isenção foram responsáveis por 9,5% do total de estrangeiros que vieram ao país em 2017 – o que é equivalente a  619 mil pessoas. A estimativa é que a isenção de visto aumente ainda mais a presença destes turistas no Brasil.

Continua depois da publicidade

Impacto na economia 

A economia brasileira foi a maior beneficiada com o primeiro ano de funcionamento do visto eletrônico para cidadãos australianos, americanos, canadenses e japoneses, segundo o Ministério do Turismo. 

O aumento de 15,7% da entrada desses viajantes no território nacional resultou em uma injeção de R$ 450 milhões no país, segundo levantamento feito pelo Ministério base nos dados da Polícia Federal.

“Vemos esses dados com felicidade e otimismo de que estamos tomando as medidas certas para que todo o potencial turístico brasileiro, reconhecido em todo o mundo, seja efetivamente concretizado. Assim, poderemos dar uma resposta efetiva aos milhares de brasileiros em busca de um emprego e que veem no turismo o caminho a seguir”, comentou o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio.

Chegada de estrangeiros no Brasil

O ano de 2018 foi marcado por novo recorde no número de estrangeiros que entraram no Brasil, chegando a 6.621.376 milhões. Foram 6.588.770 registrados em 2017.

Deste total, 715.635 mil vieram dos países beneficiados com a isenção de visto que passa e valer em 17 de junho e que contavam, desde o ano passado, com a facilitação do visto eletrônico.

Invista seu dinheiro para viajar para onde quiser. Abra uma conta na XP – é de graça. 

O Canadá foi o país que apresentou o maior crescimento, passando de 48.951 visitantes em 2017 para 71.160 em 2018 – alta de 45,4%, seguido pela Austrália, com um incremento de 24,7%, um salto de 33.862 para 42.235.

Também foi registrado aumento de 13,3% na estrada de turistas estadunidenses, saindo de 475.232 para 538.532, e também nos viajantes japoneses: 60.342 para 63.708, cerca de 5,6% de incremento.

Tópicos relacionados

Giovanna Sutto

Repórter de Finanças do InfoMoney. Escreve matérias finanças pessoais, meios de pagamentos, carreira e economia. Formada pela Cásper Líbero com pós-graduação pelo Ibmec.