Em minhas-financas / turismo

Nível de felicidade despenca no Brasil, mostra relatório da ONU

Nos últimos cinco anos, o país perdeu 690 pontos 16 posições no Relatório Mundial de Felicidade

Brasileiro
(Shutterstock)

SÃO PAULO - Anualmente, a Rede de Soluções de Desenvolvimento Sustentável da ONU lança o Relatório Mundial de Felicidade, que classifica os 156 países do globo pelo grau de felicidade que seus cidadãos consideram ter.

Para os brasileiros, a edição de 2019 traz um dado infeliz: nos últimos cinco anos, o país perdeu 680 pontos, despencou 16 posições e foi classificado em 32° lugar.

O ranking é feito com base na análise dos seguintes critérios: Produto Interno Bruto (PIB), expectativa de vida saudável, auxílio social, liberdade para tomar decisões, generosidade e corrupção percebida.

No caso do Brasil, a maior colocação diz respeito ao auxílio social recebido - 43ª posição. Apesar disso, o país é considerado um dos 50 menos generosos do mundo, ocupando o 108° lugar nesta categoria.

Se os brasileiros estão cada vez mais infelizes, seus vizinhos também. A Argentina também perdeu 16 posições nos últimos 5 anos, e a Colômbia, 10 posições. Elas ocupam o 47° e 43° lugar, respectivamente.

Na América do Sul, o Brasil é o segundo país mais feliz, perdendo para o Chile por seis posições.

Ainda na região, a queda da felicidade na Venezuela é um dado que assusta. O país ocupava o 23° lugar do ranking em 2015. Neste ano, ficou no 108°. Esta foi a maior queda registrada no período.

Os mais felizes do mundo

Em 2019, a Finlândia conquistou pela segunda vez consecutiva o título de país mais feliz do mundo. Seguida pela Dinamarca e Noruega.

Na verdade, o “top 10” do ranking tende a ser sempre o mesmo. Entre 2013 e 2018, a Suíça, Suécia, Islândia, Dinamarca, Noruega, Canadá, Finlândia, Países Baixos, Nova Zelândia e Austrália foram colocados entre os 10 primeiros em todas as edições, revezando apenas a ordem de classificação ao longo dos anos.

Nesta última edição, a lista sofreu uma pequena mudança e a Áustria ocupou o lugar da Austrália no top 10. Agora, o país da Oceania está classificado em 11° lugar.

O Relatório Mundial de Felicidade pode ser lido na íntegra neste site. A edição de 2019 aborda as ligações entre o governo e a felicidade dos cidadãos, o poder de um comportamento pró-social e as principais mudanças na tecnologia de informação e comunicação. Confira abaixo os 10 países mais felizes do mundo, segundo o último relatório divulgado: 

1 - Finlândia
2 - Dinamarca
3 - Noruega
4 - Islândia
5 - Países Baixos
6 - Suécia
7 - Suíça
8 - Nova Zelândia
9 - Canadá
10 - Áustria

Invista melhor seu dinheiro. Abra uma conta na XP!

 

Contato