Operação Carnaval começa nesta segunda nos principais aeroportos do país

Quem vai viajar no Carnaval conta com atendimento diferenciado nos próximos dias

Mariangela Castro

Publicidade

SÃO PAULO – A temporada de Carnaval em 2019 já começou em algumas cidades no último final de semana. Sendo assim, por conta do fluxo de movimentação intenso dos próximos dias, os principais aeroportos do país deram início nesta segunda-feira (25) a “Operação Carnaval”, que ocorrerá até 9 de março.

Em São Paulo (Guarulhos e Congonhas), Rio de Janeiro (Galeão e Santos Dumont), Recife e Salvador os aeroportos terão monitoramento e fiscalização intensificados. Além disso, em caso de dúvidas ou problemas, os passageiros possuem a sua disposição atendimento através do site Passageiro Digital.

Essa iniciativa foi criada pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), com o intuito de oferecer informações simples e de fácil acesso aos viajantes, em um portal adaptado para dispositivos móveis.

Masterclass Gratuita

Rota Liberdade Financeira

Aprenda a investir e construa um patrimônio do zero com o treinamento exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

No site, é possível consultar quais documentos são necessários, alterações nas viagens, atrasos, cancelamentos e também registrar reclamações.

Os aeroportos também possuem atendimento presencial, que pode ser realizado no local indicado ou durante as operações do transportador e check-in, caso o passageiro necessite.

Vale ressaltar que, de acordo com a Resolução nº 400/2016, a empresa aérea tem o dever de informar aos viajantes sobre atrasos e cancelamentos de voos.

Continua depois da publicidade

Também cabe a ela oferecer facilidade de comunicação (ligação telefônica, internet e outros) para atrasos superiores a 1 hora; alimentação de acordo com o horário para atrasos superiores a 2 horas, e hospedagem quando houver necessidade de pernoite, para atrasos superiores a 4 horas.

Durante a Operação, as companhias aéreas se comprometem a adotar “medidas de contingência”. Tais como: manter a ocupação máxima das posições de check-in nos horários de pico, o reforço de funcionários em guichês exclusivos para informações e registro de manifestações, a suspensão da prática de overbooking, o aumento no efetivo de tripulação e o reforço no treinamento das equipes de solo.

Participam da Operação Carnaval a ANAC, o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), o Comando da Aeronáutica, e a Secretária Nacional de Aviação Civil (SNAC) do Ministério da Infraestrutura (Minfra).

Invista o seu dinheiro e tenha menos preocupações na hora de se divertir! Abra uma conta na XP!