Em minhas-financas / turismo

Meirelles critica governo anterior de SP por "irracionalidade" em Guarulhos

O trem construído na gestão Alckmin para o aeroporto de Guarulhos exemplifica o que Meirelles chama de "irracionalidade"  

Trem - Aeroporto de Guarulhos
(Matheus Obst / Shutterstock.com)

SÃO PAULO – O atual secretário da Fazenda de São Paulo, Henrique Meirelles, quer consertar o que considera um problema criado pela administração anterior do governo estadual: o trem que liga o centro da capital ao Aeroporto Internacional de Guarulhos.

Inaugurada em junho de 2018, a linha de trem passa pelas estações Luz, Brás e Engenheiro Goulart, além da parada Aeroporto. Mas, diferentemente do que ocorre em outras estações de trens de aeroportos ao redor do mundo, esta não fica dentro das dependências do terminal – mas sim a 2 quilômetros de distância.

Meirelles criticou a gestão anterior, de Geraldo Alckmin, em evento no Ibmec nesta segunda-feira (18). “A concessão à privatização do aeroporto de Guarulhos foi mal feita, e um dos problemas foi que não previu que o trem saindo da cidade chegue junto ao terminal”, explica. “A concessionária exigiu uma fortuna para deixar que o trem entrasse no aeroporto. Aí aconteceu a irracionalidade: a estação está a 2 quilômetros do terminal”.

Para Meirelles, a localização da estação é uma “vergonha”. “Você vê lá a estação, vazia, vazia, e um monte de carro em volta”, relata. “Vamos negociar duro agora para estender a linha em 2 ou 3 quilômetros para chegar ao terminal”, prometeu. Ele menciona a possibilidade de uma pessoa sair diretamente do aeroporto para o centro da cidade, Avenida Paulista ou Faria Lima. 

Palestra 

O tema do transporte urbano foi pincelado na palestra por ser considerado uma das melhorias importantes para aumentar a eficiência dos negócios no país. Para o ex-ministro, melhorar a produtividade dos negócios é essencial para uma retomada saudável da economia após a aprovação da reforma da previdência (leia mais aqui).

Invista melhor o seu dinheiro. Abra uma conta gratuita na XP. 

 

Contato