Taxa de turismo para Lisboa dobra em 2019

O objetivo é reforçar a limpeza urbana, os transportes nas zonas que recebem mais turistas e da segurança pública 

Giovanna Sutto

(Shutterstock)

Publicidade

SÃO PAULO – A taxa de turismo para Lisboa, em Portugal, está duas vezes mais cara em 2019 e passa a custar 2 euros por noite, cerca de R$ 8,50, por pessoa.
O objetivo é reforçar a limpeza urbana,  os transportes nas zonas que recebem mais turistas e da segurança pública, de acordo com o comunicado oficial da Câmara de Lisboa.
A Câmara também afirmou que o aumento vai servir para adequar as receitas àquilo que é gasto com o crescimento da atividade turística. “Os múltiplos desafios decorrentes da crescente demanda turística estiveram na base da revisão do valor da taxa, fixada em 2014, visando desta forma uma maior adequação ao impacto atual financeiro na cidade”. 
O valor deve ser pago por qualquer pessoa (seja turista ou português) que se hospede em hotéis ou apartamentos por temporada (como Airbnb e outros) na cidade. Vale dizer que crianças até 13 anos e visitantes que estejam em Lisboa para tratamento médico e seus acompanhantes, são isentos da taxa.
Invista seu dinheiro para realizar a viagem dos seus sonhos. Abra sua conta na XP – é de graça. 

Na prática, mesmo com o aumento, existe uma regra de cobrança máxima. Isso significa que a taxa é cobrada até um máximo de sete noites em Lisboa. Ou seja, o maior valor a ser pago é de 14 euros, cerca de R$ 50.  

Giovanna Sutto

Repórter de Finanças do InfoMoney. Escreve matérias finanças pessoais, meios de pagamentos, carreira e economia. Formada pela Cásper Líbero com pós-graduação pelo Ibmec.