Passagens aéreas na Black Friday: como encontrar as melhores ofertas e evitar “fraudes”

Eduardo Martins, diretor nacional do buscador de voos Viajala.com.br, deu as dicas necessárias para não se frustrar com a compra de passagens aéreas

Júlia Miozzo

Publicidade

SÃO PAULO – Passagens aéreas também entram para as milhares de ofertas realizadas na Black Friday, que neste ano acontece nesta sexta-feira (23). Inicialmente, pode parecer uma boa oportunidade aproveitar os descontos para comprar os bilhetes para aquela tão sonhada viagem, mas é preciso ter cuidado redobrado: nem sempre as ofertas valem a pena.

Isso porque elas podem valer somente para períodos de baixa temporada e para voos com mais de duas conexões, além de que os “descontos” podem, na verdade, não existir. Para economizar de verdade, portanto, é preciso escapar de algumas pegadinhas – e, claro, saber encontrar as ofertas.

Eduardo Martins, diretor nacional do buscador de voos Viajala.com.br, deu as dicas necessárias para não se frustrar com a compra de passagens aéreas em primeira mão para o InfoMoney. Confira abaixo:

Masterclass Gratuita

Rota Liberdade Financeira

Aprenda a investir e construa um patrimônio do zero com o treinamento exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Pesquise o preço médio da rota desejada antes da Black Friday
Isso vale para todas as compras feitas durante a sexta-feira: ter em mente os preços médios de produtos, sejam eles passagens aéreas ou eletrônicos, para ver se realmente é oferecido algum desconto sobre seu valor real.  “Sabendo o preço médio e as variações mais comuns de valor, para cima e para baixo, fica fácil identificar uma promoção realmente imperdível”, disse Eduardo, diretor nacional do site.

Use comparadores e tenha alertas de preço
Essa dica está muito relacionada à primeira, já que, na maioria das vezes, os usuários usam os sites buscadores para acompanhar os preços. Mas existe um motivo para ela estar separada: durante a Black Friday as aéreas podem liquidar passagens no geral, mas também restringir as ofertas a uma data específica. Se você estiver inscrito em newsletter e tiver alertas de preço cadastrados, será avisado se – e quando – essas promoções forem realizadas.

Acompanhe o preço de trechos domésticos fora do Brasil
Se você já tem uma viagem marcada ou sabe qual será seu roteiro em uma viagem para outro país, acompanhe os preços dos trechos entre as cidades por onde você viajará e também as redes sociais das aéreas locais. Pode ser que elas também realizem promoções na Black Friday – e você consegue aproveitar a oferta.

Continua depois da publicidade

Não se empolgue
Se você não tem uma viagem em mente e nem sabe quando poderá viajar, não seja impulsivo: não é porque uma passagem entrou em promoção que você precisa compra-la. “O melhor é usar a Black Friday para comprar a passagem de alguma viagem que você já tenha no seu radar, que já está sendo planejada”, recomenda Eduardo. “No impulso, existe o risco de você marcar um voo em uma data distante, sem nem saber se estará disponível, para um destino que você nem queria tanto assim”, completou.

Pesquise sobre o destino nas datas promocionais
Se as passagens para determinado destino ficam mais baratas somente para datas e meses específicos, normalmente fora de temporada. Vale a pena pesquisar sobre como é o clima e as atrações turísticas durante as datas de viagem em que a passagem fica mais barata, pois podem ser épocas de fortes ventos, chuvas e até furacões. 

Invista melhor o seu dinheiro. Abra sua conta na XP Investimentos.