Avião da Latam pousa em pista errada em Guarulhos e Cenipa abre investigação

O Airbus A321 com 184 passageiros e oito tripulantes saiu de Fortaleza e tinha como destino o aeroporto de Guarulhos 

Giovanna Sutto

Publicidade

SÃO PAULO – Na última quarta-feira (26), um avião da Latam pousou na pista errada do Aeroporto de Guarulhos. Os motivos são desconhecidos e, por isso, o Centro de Investigações e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) abriu uma investigação de “incidente grave” para apurar as razões do ocorrido. Ninguém se feriu, de acordo com o relatório do Cenipa. 

O Airbus A321 com 184 passageiros e oito tripulantes, que saiu de Fortaleza e tinha como destino o aeroporto de Guarulhos, aterrissou na pista que geralmente é usada para decolagens. O tempo estava em condições boas e aparentemente não aconteceram imprevistos. 

O Cenipa vai investigar se foi um erro da tripulação, ou do controle de tráfego aéreo, cuja função é informar ao pilotos em qual pista a aeronave deve pousar e monitorar esse movimento – se for o segundo caso, o centro informou que vai emitir recomendações de segurança. A Infraero é responsável pelo controle de tráfego em Guarulhos. 

Masterclass Gratuita

Rota Liberdade Financeira

Aprenda a investir e construa um patrimônio do zero com o treinamento exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Ao InfoMoney a Latam informou que a ocorrência está sendo investigada pelas autoridades aeronáuticas competentes e reforçou que “segue os mais elevados padrões de segurança, atendendo rigorosamente aos regulamentos de autoridades nacionais e internacionais”.

A Infraero também foi contatada e informou que “os dados relativos à ocorrência foram disponibilizados para a autoridade competente, conforme legislação vigente, e que a análise da mesma está sendo conduzida pelos elos de investigação do Sistema de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos”. O órgão disse ainda que não foi observado pela Torre de Controle de Guarulhos qualquer dano à aeronave e ao aeroporto. 

A investigação ainda está em andamento e o Cenipa diz que não é possível tirar nenhuma conclusão, por enquanto. 

Continua depois da publicidade

okoko

Quer investir melhor seu dinheiro? Abra uma conta na XP. 

Giovanna Sutto

Repórter de Finanças do InfoMoney. Escreve matérias finanças pessoais, meios de pagamentos, carreira e economia. Formada pela Cásper Líbero com pós-graduação pelo Ibmec.