Em minhas-financas / turismo

Avião da Latam pousa em pista errada em Guarulhos e Cenipa abre investigação

O Airbus A321 com 184 passageiros e oito tripulantes saiu de Fortaleza e tinha como destino o aeroporto de Guarulhos 

TAM - LATAM  - Aviação - Transporte Aéreo
(Divulgação)

SÃO PAULO - Na última quarta-feira (26), um avião da Latam pousou na pista errada do Aeroporto de Guarulhos. Os motivos são desconhecidos e, por isso, o Centro de Investigações e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) abriu uma investigação de "incidente grave" para apurar as razões do ocorrido. Ninguém se feriu, de acordo com o relatório do Cenipa. 

O Airbus A321 com 184 passageiros e oito tripulantes, que saiu de Fortaleza e tinha como destino o aeroporto de Guarulhos, aterrissou na pista que geralmente é usada para decolagens. O tempo estava em condições boas e aparentemente não aconteceram imprevistos. 

O Cenipa vai investigar se foi um erro da tripulação, ou do controle de tráfego aéreo, cuja função é informar ao pilotos em qual pista a aeronave deve pousar e monitorar esse movimento - se for o segundo caso, o centro informou que vai emitir recomendações de segurança. A Infraero é responsável pelo controle de tráfego em Guarulhos. 

Ao InfoMoney a Latam informou que a ocorrência está sendo investigada pelas autoridades aeronáuticas competentes e reforçou que "segue os mais elevados padrões de segurança, atendendo rigorosamente aos regulamentos de autoridades nacionais e internacionais".

A Infraero também foi contatada e informou que "os dados relativos à ocorrência foram disponibilizados para a autoridade competente, conforme legislação vigente, e que a análise da mesma está sendo conduzida pelos elos de investigação do Sistema de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos". O órgão disse ainda que não foi observado pela Torre de Controle de Guarulhos qualquer dano à aeronave e ao aeroporto. 

A investigação ainda está em andamento e o Cenipa diz que não é possível tirar nenhuma conclusão, por enquanto. 

okoko

Quer investir melhor seu dinheiro? Abra uma conta na XP. 

 

Contato