As 10 cidades mais hospitaleiras do Brasil, segundo o Airbnb

Ranking foi elaborado com base nas classificações cinco estrelas creditadas por usuários aos anfitriões nos últimos 12 meses

Mariana Zonta d'Ávila

Publicidade

SÃO PAULO – Ao viajar, um dos critérios que mais valorizam a experiência dos turistas é a boa recepção, seja pelos habitantes do destino visitado, pelo hotel ou acomodação. Pensando nisso, o Airbnb fez um levantamento das cidades mais hospitaleiras do Brasil. 

Para elaborar o ranking, a plataforma avaliou as classificações cinco estrelas creditadas por seus usuários aos anfitriões nos últimos 12 meses. No top 10 encontram-se quatro cidades da região Sul, quatro do Sudeste e duas cidades do Nordeste. Confira:

1. Tubarão (SC)

Considerada o destino mais hospitaleiro do Brasil, a cidade localizada no sul catarinense possui mais de 100 mil habitantes e foi nomeada em homenagem ao Rio Tubarão, que corta o município. O destino destaca-se como um polo comercial da região, principalmente na área de cerâmica, e atrai visitantes graças às estâncias termais e ao passeio turístico ferroviário com locomotivas a vapor, a Maria Fumaça.

2. Farroupilha (RS)

A cidade berço da colonização italiana no Rio Grande do Sul é conhecida como a “capital da malha” e destaca-se no turismo, principalmente pelo Santuário de Caravaggio e pelo Salto Ventoso – cachoeira que cai sobre uma gruta em forma de ferradura – um dos locais mais procurados pelos praticantes da escalada em rocha.

3. Pinhais (PR)

A cidade está localizada na região metropolitana de Curitiba e, apesar de ser o menor dos 399 municípios paranaenses em área territorial, está entre as 14 cidades mais populosas do estado. 

4. Socorro (SP)

Situada na Serra da Mantiqueira, a 130 km da capital paulista, a cidade é caracterizada pelo seu clima agradável tanto no verão quanto no inverno. O local é muito procurado para a prática do ecoturismo, turismo rural, turismo de aventura e é referência nacional em turismo adaptado para pessoas com deficiência. 

5. Guarapuava (PR)

O município é o maior produtor brasileiro de cevada e possui uma das maiores fábrica de malte do mundo, que é responsável por 20% da produção nacional. O destino também é procurado por turistas que querem apreciar as belezas naturais. 

6. Canindé de São Francisco (SE)

Localizado no alto sertão de Sergipe, a cidade é conhecida por passeios de barco, trilhas e por algumas construções, como a usina hidrelétrica de Xingó. 

7. Amontada (CE)

O sétimo destino mais hospitaleiro é caracterizado por várias praias de vila de pescadores.

8. Cambuí (MG)

A cidade, situada na região serrana de Minas Gerais, é um ótimo destino para o ecoturismo e turismo de aventura. Uma das atividades mais procuradas na cidade é o voo de parapente.

9. Franca (SP)

Conhecida como a “capital do calçado”, devido à grande produção do produto, Franca conta com um clima agradável e um conjunto de lagos que favorecem a prática de esportes aquáticos, passeios e pesca.

10. Cachoeiras de Macacu (RJ)

O destino é conhecido por suas cachoeiras e atrai viajantes que gostam de praticar o trekking, rapel e voos de parapente. 

Quer ter dinheiro para viajar? Invista. Abra uma conta na XP