7 motivos para passagens aéreas de primeira classe serem tão caras

Taxas 70% mais altas não vêm "do nada", segundo especialista em viagens

Paula Zogbi

Publicidade

SÃO PAULO – Com preços até 70% mais altos, passagens de primeira classe em voos oferecem alguns diferenciais. Quem define se vale a pena pagar por isso é o passageiro. 

A especialista Hillary Hoffower, que tem experiência em voos de todas as classes e costuma viajar atualmente nas mais caras, separou uma lista de itens que aumentam o preço das passagens de primeira classe. Confira: 

1. “Mimos”
Estima-se que a American Airlines economizou US$ 40 mil ao remover uma azeitona de cada salada servida na classe econômica. Na primeira classe, o cardápio é totalmente reformulado – muitas vezes montado por chefs com estrelas Michelin. 

Masterclass Gratuita

Rota Liberdade Financeira

Aprenda a investir e construa um patrimônio do zero com o treinamento exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Depois de comer extremamente bem, o passageiro pode dormir em uma cama dentro da aeronave utilizando pijamas fornecidos pela companhia aérea. TV, wifi, brindes de marca e chuveiros entram nas listas de algumas das melhores aéreas do mundo. 

2. Acesso exclusivo
Desde o aeroporto, os clientes da primeira classe têm tratamento diferenciado. Antes e depois do voo é possível usufruir de salas VIP com drinks, comidas e serviços como massagens e manicures. Algumas aéreas chegam a oferecer shuttle até o aeroporto em Porsches e Mercedes. 

3. Aéreas se aproveitam da disposição do passageiro aos gastos
Nem todos os motivos são palpáveis: as passagens também são caras porque há uma categoria de pessoas para quem o valor da viagem faz pouca diferença. “O custo da tarifa é incrivelmente dinâmico e tem toda a relação com o que os clientes estão dispostos a pagar, mais que o que eles deveriam pagar”, escreve o autor do blog One Mile At a Time. 

Continua depois da publicidade

4. Descontos e promoções em outras tarifas 
Passageiros da primeira classe frequentemente pagam preços promocionais. Há muitos acordos de upgrade para os assentos mais caros pagando preço de classe executiva, por exemplo. Em outras palavras, as tarifas são altas demais porque as empresas não esperam que os passageiros realmente paguem tudo aquilo. 

5. Não são as pessoas que pagam
Com enorme frequência, empresas e instituições pagam as passagens de primeira classe de clientes e funcionários. 

6. Padrão de luxo
A manutenção do status de luxo é essencial para a primeira classe. Fosse barata, ela perderia parte do “glamour” – com isso, as pessoas que viajam de primeira classe de “presente” ou pagando tarifas promocionais se sentiriam menos especiais. 

7. Espaço
Ter uma cama horizontal e um chuveiro custa espaço. Às vezes, um passageiro da primeira classe ocupa o espaço que originalmente seria usado para acomodar de 4 a 6 assentos. 

Invista para aproveitar melhor a vida: abra uma conta na XP – é de graça!

Paula Zogbi

Analista de conteúdo da Rico Investimentos, ex-editora de finanças do InfoMoney