Por Dentro dos Resultados

Três pontos estratégicos guiaram a Locaweb ao melhor resultado da história: o que vem pela frente?

Rafael Chamas, CFO da companhia, e Henrique Marquezi, gerente de RI, participaram de live do InfoMoney: "ainda temos um espaço enorme para crescer"

SÃO PAULO — Uma estratégia focada em boas aquisições, cross selling e investimento tem feito a Locaweb (LWSA3) colher bons frutos trimestre após trimestre. A empresa, que oferece soluções B2B para negócios digitais no país, registrou entre abril e junho deste ano seu melhor resultado da história, nas palavras do CFO, Rafael Chamas, que participou de uma live do InfoMoney.

“A gente cresceu 57% no year over year. Nossa operação de commerce, que hoje já representa 56% da companhia, cresceu impressionantes 159% ano contra ano. A gente gosta de olhar o business de commerce sempre em duas vertentes. Uma é a que a gente chama de assinaturas, que é o reflexo do número de lojistas que nós temos nas nossas operações. E a outra é a receita de ecossistema, pela qual a gente captura transações dos nossos clientes, receita com pagamentos, com logística, com uma infinidade de serviços que fazem parte de uma jornada de clientes nossos”, disse.

“A receita de assinaturas triplicou, com 205% de crescimento no período. A receita de ecossistema cresceu 134%. É um resultado impressionante. Só para vocês terem uma ideia do quão significativo esse crescimento é, a receita líquida do primeiro semestre da operação de commerce sozinha já é maior do que toda a receita do ano de 2020 da operação de commerce. O ritmo de crescimento é espantoso. A receita líquida do grupo todo no primeiro semestre de 2021 já é do mesmo tamanho que eu tive em 2019 inteiro”, completou.

A live faz parte do projeto Por Dentro dos Resultados, em que o InfoMoney entrevista CEOs e diretores de importantes companhias de capital aberto, no Brasil ou no exterior. Eles falam sobre o balanço do segundo trimestre de 2021 e sobre perspectivas. Para acompanhar todas as entrevistas da série, se inscreva no canal do InfoMoney no YouTube.

Leia também:

Chamas destacou que as restrições impostas pela pandemia e o fechamento da economia levantavam dúvidas sobre como as empresas de tecnologia expostas ao e-commerce reagiriam numa eventual reabertura — processo que já é realidade em 2021. Segundo ele, a Locaweb não sentiu impacto negativo algum desse movimento.

“A gente mantém um ritmo extremamente forte. A melhor métrica para mensurar isso é qual tem sido nossa capacidade de vender produtos, de trazer mais clientes, mais assinantes para nossa base. Em adição de lojas do fim do ano passado para junho crescemos 41%, a base de clientes da companhia cresceu 33%. Mesmo com a reabertura econômica, nós temos sido capazes de manter uma performance extremamente forte”, afirmou.

Entre os motivos citados pelo executivo para isso estão o maior número de canais por onde a empresa faz adição de clientes, investimento pesado em marketing digital e melhora de processos, além das aquisições. “Com todas as 13 aquisições que fizemos, todas têm apresentado uma excelente performance. Elas têm acelerado o crescimento que tinham antes da nossa aquisição. É fruto de um processo acelerado de integração e nosso cross sell“, disse.

PUBLICIDADE

Henrique Marquezi, gerente de relações com investidores da companhia e que também participou da live, destacou a aquisição recente do Bling, empresa de sistemas de gestão. “Foi uma aquisição muito sinérgica com a companhia. Dos clientes da Tray, 30% já usam o Bling, que vem para dar um boost nas nossas operações como um todo. A gente consegue ter mais dados, mais informações para obter a melhor oferta de crédito para os clientes. O Bling vem crescendo nível triplo dígito constantemente. Vem para potencializar todas as outras aquisições que já fizemos”, disse.

Os executivos comentaram ainda sobre os riscos que enxergam para o negócio no médio prazo, o baixo impacto do cenário macroeconômico adverso sobre as operações da companhia, a estratégia de precificação dos produtos ofertados e explicaram por que o lucro teve um recuo em relação ao segundo trimestre do ano passado. Assista à live completa acima, ou clique aqui.

Quer atingir de uma vez por todas a consistência na Bolsa? Assista de graça ao workshop “Os 4 Segredos do Trader Faixa Preta” com Ariane Campolim.