Conteúdo editorial apoiado por

Tem bens e aplicações no exterior? Veja como será a sua declaração de IR 2024

Fisco diz que deve publicar Instrução Normativa sobre o tema até 15 de março

Maria Luiza Dourado

Publicidade

O contribuinte que reside no Brasil, mas possui bens, aplicações e investimentos no exterior terá de seguir novas regras da declaração do Imposto de Renda 2024, informou a Receita Federal nesta quarta-feira (6), em coletiva à imprensa.

As mudanças ocorrem devido a Lei 14.754, conhecida como Lei das Offshores, que foi sancionada em 2023 pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (2023) e normatizou a tributação desse tipo de investimento.

A Receita Federal anunciou que, devido à complexidade do tema, uma nova Instrução Normativa (IN) sobre a Lei das Offshores será publicada até 15 de março para orientar os contribuintes.

Continua depois da publicidade

Na apresentação à imprensa, a Receita detalhou os principais pontos de mudança que a nova legislação trouxe. São os seguintes:

Sancionada em dezembro de 2023 pelo presidente Lula, a Lei 14.754 alterou a tributação de fundos fechados no país, que deixa de ocorrer apenas nos resgates e passa a ser periódica, assim como os fundos abertos.

Maria Luiza Dourado

Repórter de Finanças do InfoMoney. É formada pela Cásper Líbero e possui especialização em Economia pela Fipe - Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas.