Telecheque: quantidade de pré-datados cresce 5,64% no segundo mês do ano

A quantidade de cheques pré-datados sobre o total de emissões chegou a 69,60% em fevereiro, contra 67,63% um mês antes

Publicidade

SÃO PAULO – A quantidade de cheques pré-datados cresceu 5,64% no segundo mês do ano, em relação ao mesmo período de 2005. Os dados fazem parte da pesquisa mensal da Telecheque, divulgados nesta terça-feira (28).

A quantidade de cheques pré-datados sobre o total de emissões chegou a 69,60% em fevereiro. Um mês antes, esse mesmo índice havia sido de 67,63%, o que representa um aumento de 1,97 ponto percentual neste tipo de transação. Em relação a fevereiro do ano passado (65,88%), a elevação foi de 3,72 pp.

“Os números confirmam as estratégias de aumento de prazo adotadas pelo varejo no ano passado. A manutenção do volume de vendas, apesar do aumento das taxas de juros, mostram isso”, afirmou o vice-presidente da Telecheque, José Antônio Praxedes Neto.

Análise estadual

O Pará foi novamente o campeão de cheques pré-datados, com 82,27% sobre o total de folhas emitidas no estado. Em relação ao mesmo período do ano passado (79,24%), houve um crescimento de 3,03 pontos percentuais.

Na seqüência vieram os estados do Rio Grande do Norte (80,25%), Pernambuco (78,32%) e Rio de Janeiro (77,75%). As variações em relação a fevereiro de 2005 foram de 0,81 pp, -1,08 pp e 3,5 pp, respectivamente.

Já o estado de São Paulo ficou em 17º lugar, com 60,53% de cheques pré-datados em fevereiro. O índice é apenas 0,11 pp menor do que o verificado no mesmo mês do ano passado (60,64%).