Publicidade
SÃO PAULO – A taxa de devolução de cheques no Brasil ficou em 2,36% no mês de novembro, o que representa uma queda de 31 pontos base na comparação com outubro, quando esta parcela estava em 2,67%.
Já no confronto com os números do mesmo período do ano passado, a taxa registrou elevação de 8 pontos base. Os dados fazem parte da pesquisa mensal realizada pela Telecheque, que avalia a inadimplência com base nos valores dos cheques, e não na quantidade de folhas devolvidas.
Variação prevista
De acordo com o vice-presidente da Telecheque, José Antônio Praxedes Neto, a queda da inadimplência em novembro era esperada, já que no mês anterior ela havia registrado elevação atípica, causada pela greve do setor bancário.
InfoMorning
Informações, análises e recomendações que valem dinheiro
Ainda segundo Praxedes, a taxa de devolução deve cair mais em dezembro, o que provavelmente não ocorrerá no mês de janeiro, quando começam as compensações dos cheques emitidos para as compras de Natal.
Dados estaduais
Todos os estados brasileiros registraram diminuição da inadimplência no comparativo com outubro, com exceção do Rio Grande do Sul, onde a taxa passou de 1,76% para 2,25%.
Em São Paulo, o índice de cheques devolvidos foi de 2,60%, nível 24 pontos base abaixo do verificado no mês anterior (2,84%).
Continua depois da publicidade
Segundo a pesquisa, Santa Catarina é o estado com menor número de devolução, com taxa de inadimplência de 1,40%. A Paraíba, por sua vez, é o local em que há maior ocorrência de cheques devolvidos: 4,20%.
O relatório da Telecheque revela também que 67,6% das transações com cheques foram de pré-datados, enquanto 32,4% se referiram a pagamentos à vista. A taxa de cheques honrados atingiu 97,05%, enquanto a parcela de folhas roubadas foi de 0,59%.