Publicidade
SÃO PAULO – As taxas médias de juros do empréstimo pessoal e do cheque especial registraram alta em novembro, acompanhando o movimento de elevação da taxa Selic. As informações são de uma pesquisa divulgada pela Fundação Procon-SP nesta segunda-feira (11).
De acordo com os dados, a taxa média de juros do cheque especial apresentou acréscimo de 0,07 ponto percentual, passando de 8,18% a.m. em outubro, para 8,25% a.m. em novembro. Já a taxa de empréstimo pessoal passou de 5,27% a.m. para 5,28% a.m., o que representou uma alta de 0,01 p.p.
O estudo verificou a cobrança em sete grandes bancos do País, tomando para comparação o empréstimo pessoal para um período de 12 meses e o cheque especial para 30 dias. Quatro deles elevaram suas taxas de cheque especial e um, as de empréstimo pessoal.
Planejamento financeiro
Baixe gratuitamente!
Por banco
Dos bancos analisados, a única alta mensal de empréstimo pessoal foi do Bradesco, que alterou de 6,27% para 6,31% a.m., o que significa um acréscimo de 0,04 p. p., representando uma variação positiva de 0,64% em relação à taxa de outubro. Os demais bancos mantiveram suas taxas, sendo que a menor taxa delas foi verificada na Caixa Econômica Federal, de 3,51% a.m.
No caso do cheque especial, a Caixa Econômica Federal também tem a menor taxa dentre os bancos analisados pelo Procon, de 4,41% a.m., enquanto o Santander apresenta a maior taxa da modalidade, de 10,59% a.m.
As tabelas abaixo mostram os juros cobrados nas instituições pesquisadas em novembro de 2013 para o empréstimo pessoal e para o cheque especial:
Continua depois da publicidade
| Banco | Empréstimo Pessoal | Cheque Especial |
|---|---|---|
| Procon-SP | ||
| Itaú | 6,02% | 8,75% |
| Bradesco | 6,31% | 8,94% |
| Santander | 5,99% | 10,59% |
| HSBC | 5,77% | 9,95% |
| Safra | 4,90% | 8,90% |
| Banco do Brasil | 4,46% | 6,18% |
| Caixa Econômica Federal | 3,51% | 4,41% |