Conteúdo editorial apoiado por

Susep abre consulta pública para controlar fraudes em seguros

Sugestões poderão ser enviadas até o dia 22 de janeiro, por meio do endereço eletrônico coleg@susep.gov.br

Publicidade

SÃO PAULO – A Superintendência de Seguros Privados (Susep) colocou em consulta pública circular que disporá sobre as novas regras do controle de fraudes nas empresas do setor. As sugestões poderão ser enviadas até o dia 22 de janeiro, por meio do endereço eletrônico coleg@susep.gov.br. O texto da minuta está disponível na página da entidade na internet.

Os interessados poderão opinar sobre prazos de envio de relatórios elaborados por auditores independentes e critérios adotados para a avaliação da exposição ao risco de fraudes. Caso esse tópico seja aprovado, explicou o Centro de Qualificação do Corretor de Seguro (CDCS), as empresas terão de enviar as informações até o dia 31 de outubro do mesmo exercício e 30 de abril do exercício subseqüente.

Risco

Outro ponto proposto é a elaboração de estudos sobre o risco de fraudes, principalmente no que diz respeito a produtos comercializados e suas práticas operacionais. Esses estudos terão que ser validados pela auditoria interna das empresas a cada seis meses.

Com base nos resultados desse levantamento, a minuta propõe que as companhias desenvolvam e implementem estruturas de controles internos específicos para tratar dos problemas identificados.

Contemplação

A Susep deseja que essas estruturas contemplem, entre outros tópicos, o estabelecimento de uma política de prevenção, detecção e correção das fraudes, avaliação de riscos na contratação de funcionários e no desenvolvimento de produtos e elaboração de critérios para identificação dos clientes.