Publicidade
SÃO PAULO – No mundo, é a segunda maior rede de fast food, com mais de 31 mil unidades em 90 países. No Brasil, Subway planeja ocupar o primeiro lugar em um prazo de seis anos.
Se, no passado, os calóricos hambúrgueres eram a preferência do consumidor, a febre hoje é a alimentação saudável, explica o gerente de Operações da Subway, Giulliano Ivankiw. “E esse movimento cresce a cada dia”, afirma.
Ele admite que a rede passou por dificuldades no início de suas operações em terras verde-amarelas. Para se solidificar, teve de mudar uma cultura – diga-se de passagem, tarefa nada fácil. “O brasileiro não tinha o costume de comer esse tipo de sanduíche”, sublinha. “Quando saíam para comer, acabavam preferindo o hambúrguer”. Foi somente com o tempo que as pessoas acabaram descobrindo os sanduíches saudáveis.
Ferramenta do InfoMoney
Baixe agora (e de graça)!
Como transformar crise em oportunidade
A empresa transformou a crise econômica em oportunidade. Ao perceber que, com a renda em queda, o brasileiro que costuma comer fora tenderia a migrar para restaurantes com preços mais acessíveis, Subway reduziu os preços em seu cardápio e apostou na publicidade. “Criamos um programa de valor, no qual alguns itens tiveram seus preços reduzidos, justamente por conta da crise”, explica.
Com a iniciativa, a rede conseguiu diversificar o perfil do público atingido. Antes da crise, frequentavam suas lojas pessoas das classes A e B, com idades entre 18 e 35 anos. “Hoje, já atraímos parte dos consumidores classe C, com idades variadas, de crianças a adultos com 40, 50 anos”.
Customização garante sucesso da marca
Apesar do reforço do conceito de fast food saudável em suas campanhas publicitárias, na opinião do gerente de Operações, esse não é o principal diferencial da rede. “Comida saudável muitas outras redes já oferecem”, explica.
Continua depois da publicidade
Para Ivankiw, o que diferencia a Subway das demais redes é a customização. As possibilidades de combinações de sanduíches somam mais de 6 milhões. “O cliente faz seu sanduíche da forma como quer”. O segundo ponto alto da marca é o pão fresco. “Em nossas lojas, sempre têm pães fresquinhos feitos na hora”, garante.
Com relação ao plano de desenvolvimento da rede, o gerente afirma que é sólido. “Para cada novo restaurante, realizamos uma pesquisa de mercado local e temos o cuidado de evitar uma superexposição da marca. Os restaurantes da Subway não podem estar em locais muito próximos”, explica.