Publicidade
SÃO PAULO – O sistema on-line para obtenção da carteira de motorista chega à capital paulista no próximo dia 20, informa o Detran-SP (Departamento Estadual de Trânsito). Com ele, o órgão espera reduzir o tempo de emissão do documento.
O e-CNHsp já funciona em 33 municípios da Grande São Paulo desde abril e em Santos, São José dos Campos, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Presidente Prudente e Bauru desde novembro, reduzindo o tempo de emissão da carteira de habilitação em 70 dias, segundo o departamento.
De janeiro a junho do ano passado, o tempo médio para um Ciretran emitir a primeira habilitação foi de 191,44 dias, com o sistema antigo. Com o novo sistema, esse tempo caiu para 120,27 dias no mesmo período deste ano.
InfoMorning
Informações, análises e recomendações que valem dinheiro
Processo online
Com o e-CNHsp, o processo para a primeira habilitação, renovação ou adição/mudança de categoria no documento começa com um pré-cadastro eletrônico, que pode ser feito pelos paulistanos pela internet, por meio do endereço www.e-cnhsp.sp.gov.br.
Nesse pré-cadastro, os consumidores escolherão uma das datas oferecidas pelo site para agendar o atendimento no órgão de trânsito, onde os dados informados na web serão confirmados e onde serão recolhidos foto, assinatura e impressões digitais.
Após esse procedimento, os candidatos a motoristas passarão pelos mesmos procedimentos de praxe para conseguir a carteira de habilitação – médico, psicólogo, aulas e exames práticos e teóricos.