Sexta-Feira Santa: como ficam os bancos, B3 e serviços públicos em SP durante o feriado

Quem precisa de atendimento presencial em bancos, nesta semana, terá de correr por causa do feriado nacional

Equipe InfoMoney

Calendário

Publicidade

Esta semana será mais curta — pensando na lógica de dias úteis. É que nesta sexta-feira (15) será feriado no país e melhor: a pausa será prolongada porque emendará com o final de semana (16 e 17).

Conhecida como Sexta-Feira Santa, a data é um feriado religioso porque lembra a crucificação de Cristo. Ela antecede o Domingo de Páscoa e, por isso, é comemorada em países cuja religião predominante é o catolicismo, caso do Brasil.

Sob o feriado nacional, o sistema financeiro do país não vai funcionar. Então, se você precisa de algum serviço presencial em alguma agência bancária, terá até esta quinta (14) para isso.

Ebook Gratuito

Como declarar investimentos no Imposto de Renda

Cadastre-se e receba um manual com as informações necessárias para declarar cada tipo de investimento

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), não haverá atendimento nas agências bancárias na Sexta-feira da Paixão, “por se tratar de feriado nacional”.

As áreas de autoatendimento dos bancos, segundo a Febraban, ficarão disponíveis para os clientes, assim como os canais digitais e remotos de atendimento (internet e mobile banking).

“Os atendimentos pelo celular, pelo computador e telefônico (call centers) estão disponíveis e oferecem praticamente a totalidade das transações financeiras do sistema bancário”, diz Walter Tadeu de Faria, diretor-adjunto de Serviços da Febraban.

Continua depois da publicidade

Bolsa de Valores

A B3, a Bolsa de Valores de São Paulo, também não vai funcionar no dia 15. Segundo a própria B3, não haverá negociação no mercado de títulos públicos federais; registro de operações no Subsistema de Registro; movimentações no Subsistema de Depósito Centralizado; movimentações de garantias no Sistema Cetip; liquidação de operações no Subsistema de Compensação e Liquidação.

Fique atento: a mesma lógica de interrupções de negociações deve ser repetir na próxima semana, no feriado de Tiradentes, em 21 de abril (quinta-feira).

As repartições públicas da capital paulista e do estado de São Paulo também não funcionarão. Apenas os serviços essenciais prestados continuarão em plena operação, caso do setor da saúde.

9 formas de transformar o seu Imposto de Renda em dinheiro: um eBook gratuito te mostra como – acesse aqui!