Programe-se!

Sexta-Feira Santa: como ficam os bancos, B3 e serviços públicos em SP durante o feriado

Quem precisa de atendimento presencial em bancos, nesta semana, terá de correr por causa do feriado nacional

Por  Equipe InfoMoney -

Esta semana será mais curta — pensando na lógica de dias úteis. É que nesta sexta-feira (15) será feriado no país e melhor: a pausa será prolongada porque emendará com o final de semana (16 e 17).

Conhecida como Sexta-Feira Santa, a data é um feriado religioso porque lembra a crucificação de Cristo. Ela antecede o Domingo de Páscoa e, por isso, é comemorada em países cuja religião predominante é o catolicismo, caso do Brasil.

Sob o feriado nacional, o sistema financeiro do país não vai funcionar. Então, se você precisa de algum serviço presencial em alguma agência bancária, terá até esta quinta (14) para isso.

Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), não haverá atendimento nas agências bancárias na Sexta-feira da Paixão, “por se tratar de feriado nacional”.

As áreas de autoatendimento dos bancos, segundo a Febraban, ficarão disponíveis para os clientes, assim como os canais digitais e remotos de atendimento (internet e mobile banking).

“Os atendimentos pelo celular, pelo computador e telefônico (call centers) estão disponíveis e oferecem praticamente a totalidade das transações financeiras do sistema bancário”, diz Walter Tadeu de Faria, diretor-adjunto de Serviços da Febraban.

Bolsa de Valores

A B3, a Bolsa de Valores de São Paulo, também não vai funcionar no dia 15. Segundo a própria B3, não haverá negociação no mercado de títulos públicos federais; registro de operações no Subsistema de Registro; movimentações no Subsistema de Depósito Centralizado; movimentações de garantias no Sistema Cetip; liquidação de operações no Subsistema de Compensação e Liquidação.

Fique atento: a mesma lógica de interrupções de negociações deve ser repetir na próxima semana, no feriado de Tiradentes, em 21 de abril (quinta-feira).

As repartições públicas da capital paulista e do estado de São Paulo também não funcionarão. Apenas os serviços essenciais prestados continuarão em plena operação, caso do setor da saúde.

9 formas de transformar o seu Imposto de Renda em dinheiro: um eBook gratuito te mostra como – acesse aqui!

Compartilhe