Publicidade
SÃO PAULO – A certificação digital vem sendo implantada gradativamente no Brasil e, aos poucos, acaba fazendo parte do nosso dia a dia. Seguindo esta tendência, o setor de seguros analisa meios para a viabilização desta realidade. Mas você compreende o que isto quer dizer?
Basicamente, a certificação digital é uma tecnologia voltada para garantir a autenticidade de documentos e a segurança em transações eletrônicas. Vale lembrar que estes documentos são virtuais e criptografados, ou seja, só podem ser arquivados de forma digital. Para garantir a autenticidade, integridade e a confidencialidade, ficou estabelecido que devem conter a chave ICP Brasil.
E o que é chave ICP Brasil?
O Governo editou a Medida Provisória 2200/01, que criou o ICP-Brasil, que significa Infra-Estrutura de Chaves Públicas. Segundo a medida, o órgão, vinculado à Agência Brasileira de Informação, tem a função de credenciar as entidades certificadoras de documentos eletrônicos.
Planejamento financeiro
Baixe gratuitamente!
Segundo informações da Agência Câmara, a medida está em andamento no Congresso, onde aguarda instalação de Comissão Mista.
Setor de seguros atento à trajetória
O setor de seguros vem realizando reuniões para analisar mais de perto este assunto. Com este objetivo, a Fenaseg (Federação Nacional das Empresas de Seguros Privados e de Capitalização) e a Anapp (Associação Nacional de Previdência Privada) criaram neste mês um grupo de trabalho que discutirá a implementação da certificação digital.
Segundo Horácio Cata Preta, diretor de Projetos e Serviços da Fenaseg, o principal objetivo desta fase preparatória é avaliar os impactos que a certificação digital trará ao mercado e o que será necessário para a sua implantação. “Existe uma série de providências a serem tomadas e, por isso, a implantação deverá ser gradual”, esclarece.
Cata Preta imagina que o processo será implantado em aproximadamente, dois anos, e que as seguradoras têm reagido bem a esta nova tendência, que exige investimento mas, por outro lado, trará segurança e benefícios às operações.
“No setor bancário – exemplifica, estão em análise vários projetos para implantação dos certificados digitais: a intenção é começar pelas pessoas jurídicas e, depois, com uma parcela de pessoas físicas, para estabelecer, principalmente, o contato cliente/banco”, esclarece.
Em seguros, como poderá ser usada a certificação?
Cata Preta ainda exemplifica: “o segurado quer alterar sua apólice. Para facilitar a operação, ele envia à seguradora, ou ao seu corretor de seguros, um e-mail solicitando a mudança. Passado algum tempo, a seguradora envia-lhe, como resposta, o certificado digital de recebimento. Desta forma, estará seguro de que a operação foi feita e, principalmente, a operação recebe reconhecimento do âmbito jurídico.
Continua depois da publicidade
E continua: “algumas seguradoras já utilizam a certificação digital para algumas operações via Intranet. Além da segurança das operações, a digitalização dos documentos oferece ainda uma significativa redução de custos”.