Servidores do INSS iniciam greve que pode afetar serviços ao cidadão

Categoria quer reajuste de 19,99% nos salários; federação divulgou balanço no fim do dia e diz que servidores de 16 estados entraram em greve

Equipe InfoMoney

Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)

Publicidade

Servidores do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) entraram em greve nesta quarta-feira (23), e a paralisação pode afetar os serviços previdenciários disponibilizados ao cidadão.

A mobilização é coordenada pela Fenasps (Federação Nacional dos Sindicatos de Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social), com o objetivo de um reajuste de 19,99%.

Leia também:
Aposentados e pensionistas do INSS vão receber R$ 1,3 bi em atrasados
Criminosos se passam por ‘Helô’, assistente virtual do INSS, para aplicar golpes

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Procurado pelo InfoMoney, o INSS não informou se houve impacto no primeiro dia de greve nem se atividades chegaram a ser suspensas.

A Fenasps divulgou balanço no fim do dia e diz que servidores de 16 estados entraram em greve: BA, CE, ES, GO, MA, MG, MS, PA, PE, PR, PI, RN, RS, SC, SP e TO.

A paralisação não afeta o trabalho dos médicos peritos, que têm um outro sindicato. Apesar de ter manifestado apoio à greve, a ANMP (Associação Nacional dos Médicos Peritos da Previdência Social) diz que os médicos seguirão trabalhando normalmente.

Continua depois da publicidade

Em São Paulo, o SINSSP convocou os trabalhadores a aderirem a três dias de “apagão no INSS”, de hoje até sexta-feira (25), quando está marcada uma reunião dos servidores com o Ministério do Trabalho e Previdência.

O SINSSP orienta seus filiados que, durante o “apagão”, servidores em trabalho remoto devem manter seus computadores desligados e os que estiverem no atendimento presencial não devem acessar os sistemas, somente orientar a população sobre a greve.

9 formas de transformar o seu Imposto de Renda em dinheiro: um eBook gratuito te mostra como – acesse aqui!