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SÃO PAULO – As tarifas das cestas de serviços do bancos sofreram reajuste de até 124%. É o que aponta pesquisa divulgada nesta quarta-feira (11) pelo Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), que analisou reajustes feitos pelos sete maiores bancos do País – Banco do Brasil, Banrisul, Bradesco, Caixa Econômica Federal, HSBC, Itaú e Santander -, entre abril de 2008 e fevereiro de 2011.
O maior reajuste foi o do pacote mais simples do Santander, cujo valor subiu de R$ 8,90, em 2008, para R$ 19,90, este ano. Já o menor reajuste foi o do serviço MaxiConta Itaú Simples, do Itaú Unibanco, que aumentou de R$ 12,50, para R$ 13,50, ou seja, uma alta de 8%.
Somente o Banco do Brasil não alterou os preços de nenhum dos pacotes analisados, como é possível observar na tabela:
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| Reajustes aplicados nos pacotes classificados como básicos ou econômicos | ||||
|---|---|---|---|---|
| Banco | Pacotes Econômicos | 2008 (R$) | 2011 (R$) | Reajuste (%) |
| Banco do Brasil | Pacote de Serviços Modalidade 10 | R$ 9 | R$ 9 | sem reajuste |
| Banco do Brasil | Pacote de Serviços Modalidade 20 | R$ 16 | R$ 16 | sem reajuste |
| Banrisul | Conta Expressa | R$ 7,50 | R$ 11,50 | 53% |
| Banrisul | Conta Especial | R$ 12 | R$ 15,50 | 29% |
| Bradesco | Cesta Fácil | R$ 9 | R$ 13,40 | 49% |
| Bradesco | Cesta Básica de Serviços | R$ 8,50 | R$ 10,90 | 28% |
| CEF | Cesta Fácil | R$ 7,50 | R$ 9,80 | 31% |
| CEF | Cesta Super | R$ 12,50 | R$ 12,50 | sem reajuste |
| HSBC | Básico | R$ 15 | R$ 15 | sem reajuste |
| HSBC | Super Econômico | R$ 20 | R$ 24,50 | 23% |
| Itaú Unibanco | MaxiConta Itaú Simples | R$ 12,50 | R$ 13,50 | 8% |
| Itaú Unibanco | MaxiConta Itaú Econômica | R$ 8,50 | R$ 9,90 | 16% |
| Santander | Simples | R$ 8,90 | R$ 19,90 | 124% |
| Santander | Especial | R$ 14,90 | R$ 24,90 | 67% |
| Fonte: Idec | ||||
“O impacto do aumento de preço das cestas é maior, porque ele é repassado imediatamente ao consumidor, ao contrário das tarifas avulsas, que são cobradas apenas quando o consumidor excede a quantidade de serviços contratados”, explicou a economista do Idec, Ione Amorin.
Consumidor
O levantamento ainda aponta que também aumentou o número de reclamações dos consumidores por cobranças indevidas e o lucro dos bancos com elas.
Enquanto o lucro dos bancos com as tarifas subiu 38%, o número de reclamações, apenas entre 2009 e 2010, cresceu 23%.
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De acordo com a gerente jurídica do Idec, Maria Elisa Novais, a padronização das tarifas bancárias promovida pela regulamentação do Banco Central, há três anos, foi positiva. “Mas ainda falta clareza, pois o cliente não sabe que tipo de serviço pode ser obtido gratuitamente e se o pacote oferecido é adequado ao seu perfil e sus renda”, afirmou. Ainda segundo ela, muitos clientes pagam pelo serviço sem necessidade.