Serviços bancários sobem até 124% em três anos

O maior reajuste foi o do pacote mais simples do Santander e o menor, foi o do serviço MaxiConta Itaú Simples, do Itaú Unibanco, que aumentou 8%

Publicidade

SÃO PAULO – As tarifas das cestas de serviços do bancos sofreram reajuste de até 124%. É o que aponta pesquisa divulgada nesta quarta-feira (11) pelo Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), que analisou reajustes feitos pelos sete maiores bancos do País – Banco do Brasil, Banrisul, Bradesco, Caixa Econômica Federal, HSBC, Itaú e Santander -, entre abril de 2008 e fevereiro de 2011.

O maior reajuste foi o do pacote mais simples do Santander, cujo valor subiu de R$ 8,90, em 2008, para R$ 19,90, este ano. Já o menor reajuste foi o do serviço MaxiConta Itaú Simples, do Itaú Unibanco, que aumentou de R$ 12,50, para R$ 13,50, ou seja, uma alta de 8%.

Somente o Banco do Brasil não alterou os preços de nenhum dos pacotes analisados, como é possível observar na tabela:

Planejamento financeiro

Baixe gratuitamente!

Reajustes aplicados nos pacotes classificados como básicos ou econômicos
Banco Pacotes Econômicos 2008 (R$) 2011 (R$) Reajuste (%)
Banco do Brasil Pacote de Serviços Modalidade 10 R$ 9 R$ 9 sem reajuste
Banco do Brasil Pacote de Serviços Modalidade 20 R$ 16 R$ 16 sem reajuste
Banrisul Conta Expressa R$ 7,50 R$ 11,50 53%
Banrisul Conta Especial R$ 12 R$ 15,50 29%
Bradesco Cesta Fácil R$ 9 R$ 13,40 49%
Bradesco Cesta Básica de Serviços R$ 8,50 R$ 10,90 28%
CEF Cesta Fácil R$ 7,50 R$ 9,80 31%
CEF Cesta Super R$ 12,50 R$ 12,50 sem reajuste
HSBC Básico R$ 15 R$ 15 sem reajuste
HSBC Super Econômico R$ 20 R$ 24,50 23%
Itaú Unibanco MaxiConta Itaú Simples R$ 12,50 R$ 13,50 8%
Itaú Unibanco MaxiConta Itaú Econômica R$ 8,50 R$ 9,90 16%
Santander Simples R$ 8,90 R$ 19,90 124%
Santander Especial R$ 14,90 R$ 24,90 67%

“O impacto do aumento de preço das cestas é maior, porque ele é repassado imediatamente ao consumidor, ao contrário das tarifas avulsas, que são cobradas apenas quando o consumidor excede a quantidade de serviços contratados”, explicou a economista do Idec, Ione Amorin.

Consumidor
O levantamento ainda aponta que também aumentou o número de reclamações dos consumidores por cobranças indevidas e o lucro dos bancos com elas.

Enquanto o lucro dos bancos com as tarifas subiu 38%, o número de reclamações, apenas entre 2009 e 2010, cresceu 23%.

Continua depois da publicidade

De acordo com a gerente jurídica do Idec, Maria Elisa Novais, a padronização das tarifas bancárias promovida pela regulamentação do Banco Central, há três anos, foi positiva. “Mas ainda falta clareza, pois o cliente não sabe que tipo de serviço pode ser obtido gratuitamente e se o pacote oferecido é adequado ao seu perfil e sus renda”, afirmou. Ainda segundo ela, muitos clientes pagam pelo serviço sem necessidade.