Sem cartório e papel: donos de carteira digital de trânsito poderão comprar e vender carros por app

Tanto comprador como vendedor precisam estar cadastrados no Gov.Br; documentação do veículo também deve estar em formato digital

Agência Brasil

Carros estacionados (Shutterstock)
Carros estacionados (Shutterstock)

Publicidade

Os motoristas detentores da Carteira Digital de Trânsito poderão comercializar veículos.

O recurso deverá estar disponível em março para quem baixou e fez o cadastro no aplicativo do governo federal (disponível para celulares com sistema Android e iOS)

Segundo o Ministério da Infraestrutura, nesse sistema não será mais necessário ir ao cartório ou realizar os procedimentos de compra e venda utilizando documentos em papel. Em vez disso, será possível fazer a transação pelo app.

Leia também:

Tanto comprador como vendedor precisam estar cadastrados no Gov.Br, plataforma de serviços do governo federal. Mas será preciso fazer uso da assinatura digital do Gov.Br.

Também será exigido que a documentação do veículo a ser vendido esteja no formato digital. Estão neste grupo carros saídos de fábrica ou transferidos a partir de janeiro de 2021.

Continua depois da publicidade

Outra obrigação é que o departamento de trânsito do estado (Detran) tenha aderido ao novo sistema. A vistoria continuará obrigatória, devendo ser realizada no Detran do estado do comprador.