Segurança: SPC alerta para os e-mails falsos enviados em seu nome

O objetivo é roubar dados, como senhas bancárias. Basta que o internauta descarte-as, sem passar as informações solicitadas

Publicidade

SÃO PAULO – Falsas mensagens, caracterizadas como sendo do Serviço de Proteção ao Crédito, estão sendo remetidas a consumidores dos mais diversos municípios do País, chamando a atenção para ”restrições ao CPF/CNPJ” do receptor. Elas não são do SPC Brasil ou de alguma das Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDLs) a que se referem em alguns casos.

O SPC esclarece que o processo de informação sobre a inclusão de um CPF/CNPJ em seu banco de dados é feito através de uma carta, física e não virtual, entregue pelos Correios, dez dias antes da efetiva inclusão.

Atenção redobrada

O envio de e-mails falsos, em nome de grandes instituições como bancos, operadoras de celular e serviços de proteção ao crédito, solicitando informações sobre o usuário, é uma das modalidades de crime virtual que mais cresce, sobretudo nesta época do ano.

Planejamento financeiro

Baixe gratuitamente!

O objetivo de todos eles é o mesmo: o roubo de dados como senhas bancárias, número de documentos etc. Para não cair nesta armadilha, basta que o internauta não abra estas mensagens, não responda e nem passe as informações solicitadas. Com isso, impede que um programa espião, que rouba seus dados, seja instalado em seu computador.

O mais importante é o consumidor ficar ciente de que entidades como o SPC, Serasa, Receita Federal, entre outros, não enviam e-mails solicitando informações. Portanto, quando receber este tipo de mensagem, fique atento e descarte-a sem abrir.

Cuidado com as compras virtuais

Com o Natal, as compras online, que estão se tornando populares, crescem significativamente. No entanto, para não ter surpresas desagradáveis, o consumidor deve ficar atento e se prevenir neste tipo de operação.

Continua depois da publicidade

A ISS (Internet Security Systems), alerta seus clientes e usuários que, pelo procedimento correto, as lojas enviam um e-mail de confirmação da compra, minutos após ela ser efetuada. Esta mensagem sempre contém o mesmo número de identificação da página de aprovação da venda. A dica é checar os códigos para verificar a legitimidade do e-mail.

Além disso, a empresa orienta para que os internautas atualizem seus sistemas, incluindo Intrusion Prevention System (IPS), antivírus, firewall e filtros anti-spam. Outro alerta é para as viagens de fim de ano. A perda ou roubo de equipamentos, como notebooks e PDAs pode fornecer informações para o acesso de dados individuais ou corporativos dos usuários.

Identificando as mensagens falsas

Algumas características das mensagens fraudulentas: as mensagens reais sempre cumprimentam o destinatário de maneira particular, enquanto as mentirosas, por serem enviadas em massa, costumam vir com saudações genéricas, como “olá” ou “boa tarde”.

É importante também prestar atenção no endereço do remetente, muitas vezes estranho e sem relação com a empresa referida. Tenha bom senso e analise o conteúdo do texto e/ou anexo recebido: presente generoso oferecido pela internet é coisa rara, além de mensagens engraçadinhas, nomes curiosos etc.

Geralmente o visual da mensagem falsa apresenta-se menos elaborado, com logotipos em baixa definição e layout confuso. O próprio texto, às vezes, está mal escrito e tem erros de gramática. O usuário não pode se esquecer também das versões fraudulentas sofisticadas, nas quais a mensagem é praticamente idêntica à original.

Além disso, nunca forneça senhas ou dados pessoais pela Internet ou telefone; não acesse sites de bancos através de links presentes em outras páginas eletrônicas, o melhor caminho é digitar o endereço na barra do navegador e não instale programas de origem desconhecida em sua máquina.