Publicidade
SÃO PAULO – Os celulares estão estendendo seu alcance, e as crianças já se tornaram alvo das fabricantes. Há uma série de aparelhos especiais para os pequenos, alguns com design que os aproxima de brinquedos, para chamar a atenção das próprias crianças, e outros com dispositivos de segurança, para atrair os pais.
Esse último é o caso do novo SA800i, da Sanyo, exibido na CeBIT, tradicional feira de tecnologia de Hanover, Alemanha, que terminou na quarta-feira (15 de março). O telefone não tem nada de infantil em sua aparência, porém dispõe de funções bastante direcionada à segurança das crianças .
Localizador
Uma das suas principais características é um GPS (sigla para Sistema de Posicionamento Global) embutido, que localiza o aparelho e informa periodicamente sua posição a uma central.
Planejamento financeiro
Baixe gratuitamente!
Os pais das crianças que usarem o telefone poderão saber onde elas estão, quando estiverem com ele, através de um site, onde podem acessar essas informações.
Em caso de crimes como seqüestro, o celular se mostra ainda mais útil. Quando é desligado, o aparelho envia na hora suas coordenadas, indicando onde está. Caso tenha sido previamente programado, pode continuar informando de tempos em tempos a sua localização. Para maior segurança, o aparelho ligando-se automaticamente, informa a sua posição e desliga-se em seguida sem chamar a atenção.
Além disso, o celular também vem com um alarme de emergência. Se a criança se sentir ameaçada em algum momento, poderá disparar o alarme, de 100 decibéis, puxando uma corda. O barulho é tão alto que será difícil não chamar a atenção das outras pessoas à sua volta.
Continua depois da publicidade
O alarme também aciona números de emergência registrados no telefone, de forma que pais, responsáveis, policiais ou hospitais, por exemplo, saibam que foi disparado e onde se encontra a criança.