RADAR INFOMONEY Petrobras (PETR4) sobe com petróleo, vacinas e redução de dívida; veja perspectivas para as ações

Petrobras (PETR4) sobe com petróleo, vacinas e redução de dívida; veja perspectivas para as ações

Veja as datas

Saque do FGTS inativo: Caixa libera calendário; confira as datas

Contribuintes com valores disponíveis referentes a contratos de trabalho finalizados até 31 de dezembro de 2015 poderão sacar todo o montante

Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – A Caixa Econômica Federal liberou nesta terça-feira (14) o calendário de saques de contas inativas do FGTS, que foi anunciado em cerimônia com Michel Temer às 11h. O governo estima que trabalhadores irão sacar cerca de R$ 34 bilhões dessa fonte.

Foi anunciado que os saques começam no dia 10 de março. Contribuintes com valores disponíveis referentes a contratos de trabalho finalizados até 31 de dezembro de 2015 poderão sacar todo o montante de acordo com a ordem estabelecida pela instituição financeira. 

O calendário funciona por aniversário e, em março, poderão sacar os trabalhadores nascidos em janeiro e fevereiro. Confira, abaixo, as datas:

  • A partir de 10 março: trabalhadores nascidos em janeiro e fevereiro;
    – A partir de 10 abril: trabalhadores que nasceram em março, abril e maio;
    – A partir de 12 maio: trabalhadores que nasceram em junho, julho e agosto;
    – A partir de 16 junho: trabalhadores que nasceram nos meses de setembro, outubro e novembro;
    – A partir de 14 julho: trabalhadores nascidos em dezembro.

Aprenda a investir na bolsa

Contribuintes que não sacarem no mês referente a seus aniversários poderão sacar até o dia 31 de julho. 

Como o FGTS é conhecido por um rendimento muito baixo – de 3% ao ano somados à Taxa Referencial de Juros, especialistas em investimentos sugerem que todos os brasileiros que possuam saldo inativo devem sacar os valores e aplicar de outras formas. Nesta terça, o governo anunciou também que aumentará essa rentabilidade para se equiparar à poupança.

Para consultar o saldo disponível em uma conta inativa, a instituição disponibiliza 4 meios: site, aplicativo, internet banking e agências físicas. Saiba como acessar cada um deles.

1.       Site

Munido de número do PIS e de uma senha para o site da Caixa, o beneficiário deve entrar neste endereço (link) e consultar o saldo. O número está disponível na carteira de trabalho.

Caso não tenha cadastro, é necessário criar um no menu “cadastrar senha” do mesmo endereço eletrônico.

PUBLICIDADE

2.       Aplicativo FGTS

O app FGTS Trabalhador permite a consulta do saldo, atualização de endereço e localização de pontos de atendimento próximos pelo celular.

Caso queira usar esse formato de consulta, o trabalhador deve baixar o aplicativo na Google Play ou na Apple Store e inserir o número do PIS.

3.       Internet Banking

Clientes Caixa podem acessar o saldo também pelo Internet Banking. Basta acessá-lo com a senha bancária de internet, acessar a opção “Serviço ao Cidadão” e verificar o extrato.

4.       Agência Caixa

É possível buscar uma agência do banco neste link e comparecer pessoalmente, com o NIS, para consultar o saldo disponível.