Vacinação mais rápida

São Paulo antecipa para 21 dias aplicação da segunda dose de vacina da Pfizer contra a Covid

Medida vai beneficiar cerca de 2 milhões de adultos; adolescentes terão que continuar na espera das oito semanas para concluir ciclo vacinal

Por  Equipe InfoMoney -

GONÇALVES (MG) – O intervalo de aplicação da segunda dose da vacina da Pfizer contra a Covid-19 caiu de 8 semanas para 21 dias no estado de São Paulo. A medida foi anunciada nesta segunda-feira (18) pelo governo de João Doria (PSDB) e começa a valer já nesta terça (19).

Serão beneficiados cerca de 2 milhões de adultos, que poderão completar o ciclo vacinal contra o coronavírus cinco semanas antes do prazo indicado na carteira de vacinação.

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, “o prazo está indicado na bula do imunizante e amplia a proteção dos já vacinados, além de aumentar a cobertura vacinal de São Paulo”.

“Distribuímos integralmente a todas as cidades as doses necessárias para concluir a imunização do público adulto e, por isso, pactuamos com o Consems esta redução no prazo para 21 dias”, afirmou Regiane de Paula, coordenadora do PEI (Programa Estadual de Imunização).

A pessoa que já recebeu a primeira dose da Pfizer poderá conferir sua carteirinha de vacinação para verificar a nova previsão de retorno ao posto, contando em seu calendário 21 dias a partir da data da primeira dose. Mesmo que o período seja maior que o de 21 dias, a segunda dose poderá ser administrada antes da data de retorno sinalizada.

No caso dos adolescentes entre 12 e 17 anos, o intervalo entre as duas doses da vacina continuará sendo o de 8 semanas. A antecipação da segunda dose para este público só deve acontecer se houver mais doses de Pfizer fornecidas pelo Ministério da Saúde, disse o governo paulista.

São Paulo já aplicou mais de 68,4 milhões de doses de vacinas, o que representa 83% da população adulta do estado com ciclo vacinal completo contra o coronavírus.

Curso inédito “Os 7 Segredos da Prosperidade” reúne ensinamentos de qualidade de vida e saúde financeira. Faça sua pré-inscrição gratuita.

Compartilhe