Santander lidera ranking de reclamações do BC pelo oitavo mês consecutivo

O <span style="background-color: #ffffff">Santander</span> obteve 419 registros de reclamações em agosto, já o <span style="background-color: #ffffff">HSBC</span> ficou em segundo lugar, com 74 ocorrências
Santander
Santander

Publicidade

SÃO PAULO – No mês passado, o banco Santander liderou o ranking de reclamações de clientes contra instituições financeiras do Banco Central, com 419 registros procedentes. Este é o oitavo mês consecutivo que a instituição mantém o topo da lista.

De acordo com o BC, o Santander teve índice de denúncias dividido por número de clientes igual a 1,81. Em segundo lugar aparece o HSBC, com 74 queixas em agosto de 2013 e um índice de reclamações de 1,28. Veja abaixo os cinco bancos, com mais de 1 milhão de clientes, com mais reclamações em agosto:

Bancos mais reclamados em agosto de 2013
Instituição Reclamações procedentes Índice*
Fonte: Banco Central
*Número de reclamações dividido pelo número de clientes e multiplicado por 100 mil
Santander 419 1,81
HSBC 74 1,28
Banco do Brasil 410 1,18
Itaú 287 1,1
Caixa Econômica Federal 430 0,8

Procurado pelo InfoMoney, o Santander informou que continuará investindo para aumentar a satisfação dos consumidores. “O banco vem fazendo uma revisão dos seus serviços, ofertas e atendimento, com o intuito de torná-los mais simples e ágeis e, dessa forma, melhorar a experiência dos clientes com a instituição.”

Já o HSBC afirmou em nota que sempre avalia o mérito de todas as demandas, independentemente de serem procedentes ou não, bem como de todos os registros nos canais do Banco, tais como SAC e Ouvidoria, e utiliza esses levantamentos para aprimorar o atendimento aos consumidores, clientes e usuários de seus produtos e serviços.

O Banco do Brasil informou que aproveita todas as manifestações de seus clientes e usuários como subsídio para melhoria de produtos, serviços e o atendimento. “Identificamos que desde abril/2013, ou seja, nos últimos cinco meses, o BB vem apresentando volumes cada vez menores de demandas procedentes ao Bacen, com redução de 27% nesse período.”

Os demais bancos não se pronunciaram até o momento da publicação desta matéria.