Dificuldades

Rodízio em SP: profissionais de saúde relatam dificuldade em conseguir isenção para rodar

Profissionais enfrentam problemas no site e no cadastro

SÃO PAULO – O site da Prefeitura de São Paulo está instável na tarde desta segunda-feira (11). De acordo com o informado pela própria prefeitura, o novo rodízio que entrou em vigor nesta segunda-feira (11), não vale para carros da polícia, do Exército e também veículos da área da saúde e de profissionais da área.

Os profissionais de saúde precisam fazer o cadastro junto ao site da prefeitura para ficarem fora da medida de restrição de circulação.

No entanto, muitas pessoas enfrentam problemas para acessar o site. No ReclameAqui uma série de usuários relatou a dificuldade.

PUBLICIDADE

“Devido ao rodízio atual, preciso cadastrar meu veículo para poder trabalhar, sou enfermeira, [mas] o site da prefeitura [não funciona] e no telefone 156 não atendem, tentei por diversas vezes”, afirma.

Outro usuário escreve: “na portaria de 09 de maio, há instruções de cadastro do veículo que deverá ficar isento do rodízio implantando a partir de 11/05/2020. O cadastro deve ser feito pelo portal 156. Mas o site não abre desde o início do dia de hoje. Mostra mensagem de link quebrado”, explica.

Um outro usuário reitera o problema: “o site 156sp não funciona para cadastrar veículos para a isenção do rodízio de veículos na pandemia do coronavírus”.

Além do problema de acesso, há relatos sobre problemas no cadastro em si. Ao fazer o cadastro no site o profissional precisa preencher algumas informações, mas aparentemente está sendo exigido informações por parte da empresa na qual trabalha.

O InfoMoney entrou em contato com a prefeitura, que confirmou a instabilidade e disse que está trabalhando para melhorar o sistema.

“Durante o final de semana as equipes técnicas ampliaram a capacidade de acessos simultâneos no Portal SP156. Mesmo assim, devido à alta procura, o site apresenta intermitência. A Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SMIT) segue trabalhando  para manter o atendimento viável neste primeiro dos 10 dias para solicitação do serviço. Até o momento, já foram abertas 11.130 solicitações do serviço de isenção de rodízio pelo site do 156”, diz a nota.

PUBLICIDADE

Sobre o cadastro, a prefeitura reitera que a solicitação também pode ser feita pelo e-mail “isencao.covid19@prefeitura.sp.gov.br”, com formulário anexo publicado na portaria da Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes SMT.GAB nº 093, de 08 de maio de 2020, para efetuar o cadastro, disponível também no site da Prefeitura.

Ainda, em relação ao cadastro do empregador: “a empresa ou instituição na qual o profissional presta serviço deve preencher a planilha em Excel seguindo o passo a passo descrito na portaria SMT.GAB nº93 de 8 de maio de 2020. O modelo da planilha pode ser obtido neste link. Formulários em outros formatos ou fora do padrão descrito na portaria serão desconsiderados”, explica a prefeitura.

 

Regras 

O rodízio vale para toda a cidade o dia inteiro – e não mais apenas para o centro expandido em horários de pico. Nos dias pares, circulam placas de final par (0, 2, 4, 6 e 8). E nos dias ímpares, as placas de final ímpar (1, 3, 5, 7 e 9). A medida valerá também aos finais de semana. Para mais informações, clique aqui. 

Segundo a prefeitura, dentre os profissionais que tem o direito à isenção estão “os que prestam serviço na área da saúde, servidores que exercem atividades de segurança e fiscalização administrativa, servidores e contratados do serviço funerário e da assistência social e profissionais de órgãos de imprensa. Em alguns casos, como o de jornalistas, o cadastro também pode ser feito por autônomos, mediante documento ou comprovação do exercício da atividade”.

Newsletter InfoMoney
Informações, análises e recomendações que valem dinheiro, todos os dias no seu email:
Concordo que os dados pessoais fornecidos acima serão utilizados para envio de conteúdo informativo, analítico e publicitário sobre produtos, serviços e assuntos gerais, nos termos da Lei Geral de Proteção de Dados.
check_circle_outline Sua inscrição foi feita com sucesso.