Rodízio em São Paulo está suspenso até 20/01

Período de férias reduz frota de veículos na cidade, o que permite a liberação do rodízio a partir desta segunda-feira, dia 23; suspensão vai até o dia 20/01

Publicidade

SÃO PAULO – Com o início do período de férias, tanto nas escolas como em muitas empresas, o tráfego na cidade costuma ser mais tranqüilo, de forma que o rodízio dos veículos está suspenso a partir desta segunda-feira, dia 23 de dezembro. Segundo a Companhia de Engenharia e Tráfego (CET) o sistema de rodízio volta ao normal apenas no dia 20 de janeiro de 2003.

Para quem não sabe, o rodízio de veículos durante o horário de pico, instituído desde 1997, auxilia na redução significativa da frota de veículos na cidade, uma vez que de acordo com a CET, anualmente a frota de veículos na cidade é aumentada em 200 mil veículos. Vale lembrar, no entanto, que até o final da semana a operação continua funcionando normalmente.

Saiba como funciona o sistema de rodízio na capital

O período de funcionamento da operação durante os horários de pico é na parte da manhã entre 7h às 10h; e no fim do dia entre 17h às 20h. Dentro destes horários também é proibida a circulação de carros e caminhões nas ruas e avenidas internas ao chamado mini-anel viário, que abrange as seguintes áreas:

Contudo, alguns veículos são liberados do rodízio pela necessidade do uso do veículo diariamente, são eles: veículos de transporte coletivo (peruas escolares e de lotação legalmente autorizadas), motocicletas ou similares, táxis, guinchos de socorro mecânico, ambulâncias, viaturas policiais (Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e Militares), veículos do serviço funerário e veículos de prestadores de serviço de manutenção (água, luz, gás e telefone).

Além destes, os veículos dos Correios, caminhões de coleta de lixo, transporte de combustíveis ou insumos hospitalares, transporte de combustíveis ferroviários ou aeronáuticos, segurança de valores, órgãos de imprensa, produtos perecíveis, veículos de portadores de deficiência física e de profissionais médicos desde que identificados com o selo de autorização, também estão livres do rodízio.

Calendário do rodízio

Para saber qual o dia da semana em que você deve respeitar o programa de rodízio não utilizando o seu veículo durante os horários de pico a partir do dia 20 de janeiro, quando a operação volta a funcionar, consulte a tabela abaixo:

Continua depois da publicidade




















Final da placa Dia da semana
1 e 2 2ª feira
3 e 4 3ª feira
5 e 6 4ª feira
7 e 8 5ª feira
9 e 0 6ª feira

Multa para quem descumprir o rodízio é de R$ 85,13

Quem descumprir o sistema de rodízio será multado em R$ 85,13 (80 Ufir’s) além de perder quatro pontos na carteira de motorista por cometer infração média. Não pense que é fácil escapar da multa, pois o cumprimento do rodízio municipal é monitorado diariamente pelos técnicos da CET.

Estes, por sua vez, estão localizados em aproximadamente 50 pontos estratégicos dentro do mini-anel viário. Neste sentido, a melhor opção realmente é você se programar melhor durante estes dias para não ser surpreendido com uma notificação de multa em casa ou correr o risco de perder sua habilitação por conta de excesso de pontos no prontuário do Detran.