Sociedade Anônima da Riqueza

Risco de recessão global: como posso proteger meus investimentos do cenário externo?

A especialista em finanças Bea Aguillar aposta na diversificação de sua carteira de investimento como forma de proteção contra ruídos externos

O ano de 2019 tem sido bastante favorável para a bolsa de valores brasileira. No entanto, no exterior, os ruídos de uma possível recessão global decorrente da guerra comercial entre Estados Unidos e China têm causado bastante volatilidade nos mercados.  

Embora a expansão econômica norte-americana tenha superado as previsões e se mantido em um ritmo de 2,1% no trimestre, de acordo com dados do Departamento do Comércio dos EUA, a Amazon.com, o Google e a Apple – três das gigantes de tecnologia norte-americanas – registraram retração de lucro no período, mostraram as empresas em seu balanço trimestral 

Mas como esse cenário externo pode afetar os mercados brasileiros e como posso proteger meus investimentos? A especialista em finanças Bea Aguillar tem apostado na diversificação de sua carteira para evitar surpresas das grandes variações do mercado.  

Eu invisto 100% em renda variável, o que não quer dizer que seja tudo em ações. Gosto de manter também fundos imobiliários e alguns fundos de investimento, que utilizo principalmente como forma de proteção para minha carteira”, afirmou Bea. 

Segundo ela, adotando esse sistema de diversificação, mesmo que uma eventual crise atinja seu patrimônio, uma boa carteira de ações e fundos que tragam bons dividendos pode compensar as perdas e, ainda assim, resultarem em uma renda passiva mensal.  

“É possível você montar um calendário para que todo mês você receba alguma coisa. É um plano mais de longo prazo, mas funciona se você adotar esse sistema de diversificação”, disse Bea, ressaltando que até agora este ano sua carteira rendeu 38,18%, enquanto o índice Ibovespa mostrou rendimento de 23,15%. 

Quando a gente faz uma correlação com o CDI, por exemplo, minha carteira tem, pelo menos, 622% do CDI”, mostra Bea.  

Demonstrativo de rendimento de carteira Bea Aguillar

Quer saber mais sobre a metodologia utilizada por Bea Aguillar e aprender a dar os primeiros passos no mercado financeiro? Clique aqui e se inscreva no curso Riqueza S.A. Nele, você aprende não somente como investir em renda variável, mas também como avaliar boas empresas pensando no longo prazo e como gerenciar sua carteira de investimentos nos diversos cenários possíveis para a bolsa de valores. O conteúdo abordado vai desde os principais conceitos da bolsa de valores até análise fundamentalista, técnica e proteção de carteira.