Conteúdo editorial apoiado por

Resultados de bancos pressionam e índices de ações europeus caem

Números reportados ficaram abaixo das expectativas do mercado, que também fica atento às decisões de política monetária

Publicidade

SÃO PAULO – Os principais índices de ações europeus recuam nesta quinta-feira (5), com o mercado pressionado por resultados abaixo das expectativas entre os bancos do velho continente e de olho nas decisões de política monetária na Zona do Euro e no Reino Unido.

O setor financeiro aparece como destaque negativo deste pregão. Em Londres, as ações do Lloyds têm forte queda de 8,69% após a instituição ter divulgado um prejuízo líquido de £ 2,44 bilhões. Ao mesmo tempo, os papéis do RBS caem 4,46%, e os do Barclays, 1,69%.

No pregão de Paris, as ações do Société Générale recuam 4,08% depois que o banco reportou uma queda de 14% no seu lucro líquido no primeiro trimestre deste ano, desempenho aquém do esperado pelo mercado. A trajetória negativa é seguida pelos papéis do Crédit Agricole, com queda de 1,00%, e do BNP Paribas, com queda de 0,26%.

   %Var Dia   Pontos   %Var 30D   %Var Ano 
 DAX 30 +0,21 7.389 +2,98 +6,87 
 FTSE 100 -0,78 5.937 -1,16 +0,63 
 CAC 40 -1,02 4.002 -0,98 +5,19 
 SMI -0,82 6.417 -0,20 -0,29 
 IBEX 35 -0,83 10.624 -0,51 +7,76 
 FTSE MIB -0,62 21.779 -1,27 +7,96 

Mais resultados
Em contraste com o setor financeiro, algumas ações sobem impulsionadas pelos resultados corporativos. No setor de mineração, a despeito da pressão advinda da queda na cotação das commodities metálicas, as ações da Randgold avançam 0,74% depois que a empresa reportou seus resultados.

Na Suíça, os papéis da resseguradora SwissRe sobem 0,80%, impulsionados por uma prejuízo líquido menor que o esperado pelos analistas no primeiro trimestre deste ano. Vale lembrar que as resseguradoras foram bastante afetadas pelo terremoto de março no Japão.

Política monetária também é foco
No âmbito econômico, o destaque nesta quinta-feira fica por conta das decisões de política monetária do BCE (Banco Central Europeu) e do BoE (Banco da Inglaterra). Mesmo com as pressões inflacionárias na Europa, a expectativa é que autoridade monetária da Zona do Euro mantenha a taxa básica de juro inalterada, mas sinalize um aperto para o próximo mês.

Continua depois da publicidade

Também nesta quinta-feira, dirigentes do BoE reúnem-se para deliberar sobre a política monetária no Reino Unido. Novamente, a expectativa é de que o juro básico seja mantido no atual patamar, além do pacote de compra de títulos. Nas últimas reuniões da autoridade monetária britânica, imperou a discordância, com a maioria defendendo a manutenção da política monetária, mas com alguns membros defendendo tanto a retirada quanto o aumento das medidas de estímulo.