Repescagem da 2ª fase do saque de ‘dinheiro esquecido’ ocorre neste sábado; veja o que fazer

Medida vale para quem nasceu ou criou empresa a partir de 1983; é necessário ter login prata ou ouro no portal gov.br para agendar a retirada

Equipe InfoMoney

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A repescagem da segunda etapa do saque de “dinheiro esquecido” por milhões de brasileiros em instituições bancárias do país ocorre neste sábado (19), para quem nasceu ou criou a sua empresa entre 1968 e 1983.

Os resgates têm decepcionado aqueles que esperavam encontrar grandes fortunas esquecidas, pois 42% das liberações para pessoas físicas são de valores inferiores a R$ 1 (e apenas 1.318 transferências resultaram em liberação de valores acima de R$ 100 mil, o equivalente a 0,00004% do total).

O volume de liberações refere-se ao total de consultas da primeira fase do Programa Valores a Receber. Dos R$ 3,9 bilhões inicialmente previstos pelo BC, R$ 3,28 bilhões foram liberados a 27,3 milhões de pessoas físicas e cerca de R$ 620 milhões estão destinados a empresas.

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O agendamento dos saques foi organizado pelo BC de acordo com o ano de nascimento (para pessoas físicas) ou da criação da empresa (para pessoas jurídicas) e escalonado em três grupos para evitar uma corrida bancária.

Fases para agendar os saques

Para o primeiro grupo, de pessoas que nasceram ou empresas que foram criadas antes de 1968, o pedido de retirada ocorreu entre 7 e 11 deste mês, com repescagem no dia 12.

O segundo, de pessoas nascidas ou empresas criadas entre 1968 e 1983, pôde retirar o dinheiro nesta semana (entre os dias 14 e 18, com repescagem hoje).

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O terceiro, para quem nasceu ou criou a empresa a partir de 1983, ocorre entre segunda (21) e sexta-feira (25), com repescagem no dia 26.

Quem perdeu as datas anteriores e as outras repescagens poderá refazer a consulta a do dia 28.

Após o pedido de saque, a instituição financeira tem até 12 dias úteis para fazer a transferência. A expectativa do BC é que pagamentos realizados por meio de Pix ocorram mais rápido.

Passo a passo para a retirada do dinheiro

Passo 1: acesse o site valoresareceber.bcb.gov.br na data e no período de saque informado na primeira consulta. Quem esqueceu a data pode repetir o processo.

Passo 2: fazer login com a conta gov.br (nível prata ou ouro). Se o cidadão ainda não tiver conta nesse nível, deve fazer seu cadastro ou aumentar o nível de segurança no site ou no aplicativo gov.br (no caso de contas tipo bronze). O BC aconselha não deixar para criar a conta e ajustar o nível no dia de agendar o resgate.

Passo 3: ler e aceitar o termo de responsabilidade.

Passo 4: verificar o valor a receber, a instituição que deve devolver o valor e a origem (tipo) do valor a receber. O sistema poderá fornecer informações adicionais, se for o caso. A primeira etapa da consulta só informava a existência de valores a receber, sem dar detalhes.

Passo 5: clicar na opção indicada pelo sistema:

“Solicitar por aqui”: para devolução do valor via Pix, o dinheiro será depositado em até 12 dias úteis. O usuário deverá escolher uma das chaves Pix, informar os dados pessoais e guardar o número de protocolo, caso precise entrar em contato com a instituição.

“Solicitar via instituição”: a instituição financeira não oferece a devolução por Pix. O usuário deverá entrar em contato pelo telefone ou e-mail informado para combinar com a instituição a forma de retirada.

Importante: na tela de informações dos valores a receber, o cidadão deve consultar os canais de atendimento da instituição clicando no nome dela.

Entenda o SVR

O SVR (Sistema Valores a Receber) permite que a população confira se tem dinheiro esquecido em contas encerradas com saldo disponível ou devido a tarifas cobradas indevidamente em operações de crédito, por exemplo.

A consulta aos valores esquecidos será feita em fases. O BC calcula que há R$ 3,9 bilhões em valores “esquecidos” nas instituições financeiras nesta primeira etapa, que contempla 28 milhões de CPFs e CNPJs.