Conteúdo editorial apoiado por

Receita espera recorde de 17 milhões de declarações pré-preenchidas do IR em 2024

Estimativa é que 40% das declarações sejam feitas pela modalidade automatizada

Maria Luiza Dourado

Publicidade

A Receita Federal espera que, neste ano, a declaração pré-preenchida se consolide e atinja 40% das declarações totais do Imposto de Renda, o equivalente a 17 milhões. A modalidade é exclusiva aos contribuintes que tenham conta ouro ou prata no gov.br, o que representa 75% dos declarantes do IR neste ano.

A previsão da Receita Federal foi divulgada nesta quarta-feira (6), em coletiva à imprensa para a apresentação das novas regras do Imposto de Renda. Nesta temporada, o Fisco espera receber 43 milhões de declarações (4% superior ao exercício do ano anterior).

A pré-preenchida é um modelo automatizado, que já carrega as informações do contribuinte. Ela minimiza possíveis erros (muito comuns durante o período de entrega da declaração).

Exclusivo para novos clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Entre as informações disponibilizadas estão: rendimentos, deduções, bens, direitos, dívidas e ônus reais (que são importadas da declaração do ano anterior), carnê-leão e declarações de terceiros (como fontes pagadoras, imobiliárias ou de serviços médicos).

A declaração pré-preenchida estará disponível em todas as formas, seja no programa do IR 2024 ou no próprio aplicativo da Receita Federal, o “Meu Imposto de Renda” .

“A responsabilidade sobre as informações na declaração pré-preenchida é do contribuinte. A Receita apenas repassa as informações que já tem. Se o contribuinte sentir que tem alguma informação divergente, é importante ele entrar em contato com essa fonte, porque existe uma informação errada na instituição”, afirmou José Carlos da Fonseca, auditor-fiscal e responsável pelo programa do Imposto de Renda 2024.

Continua depois da publicidade

Contadores também poderão adotar a modalidade aos seus clientes. “Para autorizar o contador, o contribuinte deverá dar uma procuração eletrônica, permitindo o acesso ao profissional. Também é possível autorizar um conhecido. Para isso, o contribuinte vai na aba ‘Autorizar o acesso’, digitar o CPF do profissional ou de qualquer pessoa que queira, e pronto. Da mesma forma, eu removo a autorização de acesso”, explica Fonseca.

Uma das novidades da temporada 2024 é o maior volume de dados que serão disponibilizados na pré-preenchida, diz o subsecretário de Arrecadação, Cadastros e Atendimento da Receita, Mário Dehon.

Um desses dados é o registro de aeronaves, que aparecerá automaticamente na declaração pré-preenchida do contribuinte. O mecanismo só foi possível graças ao cruzamento de informações entre Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) e a Receita Federal.

Publicidade

Segundo Dehon, na declaração do ano passado, exercício de 2022, a opção pelo modelo pré-preenchido mais que triplicou. Houve também uma redução substancial no tempo levado pelo contribuinte para concluir a declaração.

“Nosso empenho é na entrega de dados a todos os futuros declarantes na declaração pré-preenchida. Não é à toa que o prazo para a entrega da declaração começa agora dia 15 de março. É porque a gente recebe todos os dados no dia 28 de fevereiro e precisamos desse período para fazer o processamento”, disse.

Prioridade na restituição

Os contribuintes que optarem por fazer a declaração pré-preenchida do Imposto de Renda tem prioridade na fila dos pagamentos.

Maria Luiza Dourado

Repórter de Finanças do InfoMoney. É formada pela Cásper Líbero e possui especialização em Economia pela Fipe - Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas.